AGRICULTORES DE MAGÉ REALIZAM EXAME DE PREVENÇÃO GRATUITAMENTE

Uma ação de saúde do Programa Vigiagrotóxico, realizada pela Prefeitura reuniu agricultores de Magé, no Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (Cepta), que fizeram gratuitamente o teste de colinesterase, um exame que identifica se o profissional do campo está envenenado por substâncias tóxicas.

Pela segunda vez, Sebastião Faustino, agricultor e morador de Piabetá aproveita a oportunidade e realiza o teste gratuitamente. “Nós lidamos com diversos venenos. Então isso é muito importante para nós, porque a gente tem mais cautela sobre isso. É uma coisa maravilhosa, pois além de fazermos o teste, assistimos a palestra de prevenção. Com isso nós agricultores temos mais experiência de como nos prevenir na próxima vez. Nossa situação de saúde não é fácil. Eu agradeço a prefeitura e ao prefeito por se preocuparem com os agricultores. Esta é a segunda que eu venho e voltarei sempre que tiver”, justificou o produtor rural.

A atividade é realizada pela Secretaria de Saúde semestralmente e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Sustentável. “Nós reunimos a cada seis meses os agricultores que utilizam agrotóxicos para fazer a coleta de sangue, ministramos uma palestra que orienta sobre as medidas preventivas e como o agricultor pode fazer o reconhecimento de uma possível contaminação. É uma atividade de prevenção que a Secretaria de Saúde realiza para evitar que os agricultores desenvolvam alguma doença”, explicou Daniel Martins, coordenador do Programa Vigilância em Saúde.

Fotos: Thany Primo