ALUNOS PARTICIPAM DE SIMULADO DE EMERGÊNCIA EM ÁREA DE RISCO

26 maio 2017
Os alunos das turmas de quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, no primeiro distrito de Magé, participaram do exercício de evacuação realizado pelo “Projeto Defesa Civil nas Escolas” da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil nesta quinta-feira (25).
O simulado é a fase final de quatro aulas que os alunos tiveram com os agentes da Defesa Civil Municipal sobre as áreas de risco, e como agir em situações de emergência como temporais e enxurradas, por exemplo. A ação mobilizou toda a comunidade escolar e os agentes que sinalizaram a unidade com a rota segura de escape e o ponto de apoio para receber as famílias, como numa situação real.
24-25-05-2017-treino-e-simulacao-def“Nessas aulas a gente incentiva o protagonismo dos alunos, eles exercitam a organização social e a liderança pois temos os “atores” que serão os agentes que comandam a retirada das famílias do local de risco e classificam a prioridade de encaminhar idosos, feridos e portadores de necessidades especiais aos pontos de apoio”, explica Rogério Rodrigues, coordenador de Projetos da Defesa Civil de Magé.
O toque da sirene foi o ponto de partida para o exercício. Imediatamente os alunos-atores da turma identificaram as prioridades e reuniram os colegas que saíram em filas, seguindo organizados para a quadra da escola Oswaldo Portella, que foi o ponto de apoio sinalizado na rota de escape. O aluno Bruno Gralatto foi um dos atores da turma e fez a mobilização. Ele conta como foi o aprendizado:
24-25-05-2017-treino-e-simulacao-def-civil-nas-escola-fotos-gerson-peres-109— Eu fui o agente da Defesa Civil e tinha que chamar os moradores para sair de casa. Nas aulas descobrimos quem são as pessoas que precisam sair primeiro: idosos, feridos e deficientes para levar no local seguro, conta o aluno do 5º ano.
O principal objetivo do Projeto Defesa Civil nas Escolas é tornar os alunos como multiplicadores, difundindo os cuidados necessários para quem vive em área considerada de risco e as atitudes seguras em caso de emergência. A primeira escola a participar foi a E.M. Comendador Délio Pereira Sampaio e o cronograma é realizar o projeto em 11 escolas até o final do ano. A Escola Municipal Ruth Taldo, em Santo Aleixo, é a próxima a receber o projeto.