ARTISTA MAGEENSE REALIZA EXPOSIÇÕES PELO RIO DE JANEIRO

08 fev 2017

Sônia Monteiro é uma premiada artista mageense que há mais de 20 anos desenvolve trabalhos de pintura em tela e ministra oficinas nas escolas para ensinar arte com material reciclado. Artista plástica e escritora, também acumula a função de coordenadora cultural do Fórum Cultural da Baixada Fluminense e é membro efetivo da ACLAM – Academia de Ciência, Letras e Arte de Magé. Mesmo com um currículo cheio de experiências, Sônia está bem longe de querer parar de compartilhar, pelas cidades, suas melhores formas de expressão.

O amor pelas artes veio na infância, quando ajudava seu pai no trabalho. “Meu pai era pintor de paredes e eu ficava bem animada quando ele me deixava fazer os acabamentos”, lembou Sônia. Logo depois, veio uma experiência que a fez decidir pela profissão. “Fiz um artesanato em uma latinha de massa de tomate que fez o maior sucesso. Em seguida, tive aulas de pintura e não parei mais. Virei artista”, contou a artesã.

Mas começar uma carreira não é fácil para ninguém e também não foi para ela. Ouviu muitas críticas e palavras desanimadoras, mas desistir nunca esteve em seus planos. “Comecei devagar e muitas pessoas me disseram que não ia dar certo, mas acreditei no meu talento, no meu sonho e fui persistente. As coisas foram acontecendo aos poucos e cheguei até a ganhar o Troféu da Baixada, na categoria artes plásticas”, falou animada.

Hoje, é possível apreciar algumas de suas telas que estão expostas no saguão da Prefeitura Municipal de Magé. Além disso, Sônia Monteiro participa de exposições pelo Rio de Janeiro e com seu grupo “Arte e Movimento”, mistura artes, danças, poesias e incentiva pessoas a sonhar. Quem quiser conhecer seu trabalho, pode visitar o ateliê no Vale das Pedrinhas ou acessar a página no Facebook (Sonia Monteiro Chiappini).