ASSINATURA DE TERMO GARANTE ASSISTÊNCIA ÀS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

14 jun 2017

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Acquilerj (Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do estado do Rio de Janeiro) realizou a Mesa Técnica de Acompanhamento Quilombola, no Magé Tênis Clube, com a presença de representantes de comunidades quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, Incra, Iterj, entre outros.

O evento teve como objetivo debater melhorias para as comunidades e assinar a DAP Quilombola. “Nossa proposta hoje é de realizar a assinatura do termo que representa um convênio entre MDA, Incra e Iterj. Assim, as comunidades quilombolas do Rio de Janeiro terão direito à assistência técnica do Iterj”, falou Ivone de Mattos Bernardo, coordenadora municipal de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial.

A assinatura do termo incentiva o trabalho dos quilombolas com a agricultura. “Este termo vai possibilitar que o Iterj faça a expedição da documentação necessária para que cada quilombola adquira créditos para produção agrícola e demais atividades como pesca ou costura”, explicou Antonio Oliveira Santos, coordenador geral de regularização do território quilombola do Incra, no Brasil.