ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO RECOMEÇA A PARTIR DE HOJE NO CENTRO DE ESPECIALIDADES DE MAGÉ

Para maior segurança de todos, as medidas protetivas foram reforçadas

A partir desta quarta (1º de julho) a fonoaudiologia volta a funcionar no Centro de Especialidades de Magé para quem estava agendado antes da pandemia. Os atendimentos seguem com agenda reduzida, respeitando todas as medidas preventivas pré-determinadas nos decretos municipais.

Desde o início da flexibilização vigente no município, retornaram os atendimentos de cardiologia, dermatologia, proctologia, urologia e ginecologia.

Segundo o diretor do Centro de Especialidade de Magé, Carlos Pereira, “o retorno dessas especialidades está acontecendo gradativamente, lembrando que é necessário que o cidadão faça o pedido na USF em que é assistido para que seja previamente agendado, o mesmo vale para aqueles que já estavam agendados . Os atendimentos com nossos psicólogos já estavam sendo realizados a partir de vídeochamadas. Ressalto que neste período a unidade continua acolhendo, avaliando, cadastrando novos pacientes e dispensando materiais e medicamentos, além de oferecer suporte às USFs e nas visitas domiciliares em casos emergenciais adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, limpeza dos ambientes com álcool 70%, aferição da temperatura corporal e uso de equipamentos de proteção individual”.

Atendimento fonoaudiológico

Os pacientes priorizados pela especialidade, são aqueles que já faziam o tratamento antes do período da pandemia, ou seja pacientes em tratamento contínuo, que já passou por avaliação com especialista no Centro de Fonoaudiologia do município e encaminhado através de avaliação médica para o Centro de Especialidades de Magé de acordo com a necessidade em que ele se encontra, como sequela de AVCs, autismo, dificuldade na fala como gagueira e aprendizado, entre outras. Após avaliada a necessidade de cada paciente, ele é encaminhado para o especialista na área específica.

Texto: Philipe Campos