CALÇADÃO DE MAGÉ RECEBE AÇÃO DO SETEMBRO AMARELO

O Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Magé realizou uma ação no Calçadão da Rua Dr. Siqueira, no primeiro distrito, para falar sobre o combate ao suicídio e a valorização da vida nesta segunda-feira (9). A mobilização faz parte das ações de conscientização do Setembro Amarelo, que fala sobre a importância do diálogo no combate ao suicídio. A próxima ação será realizado nesta terça, no Calçadão de Piabetá, Rua Brasil.

“Estamos aqui para ouvir as pessoas, é muito complicado porque às vezes no dia a dia, passamos por pessoas que só precisam falar com alguém e a ideia da tenda e do Setembro Amarelo, é dizer que temos um programa no município que oferece tratamento para esse problema que sabemos que é o mal do século”, explicou a secretária de Saúde, Carine Tavares.

Ao todo são quatro unidades que atendem o Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Magé, que oferecem tratamento gratuito a adultos, crianças e adolescentes através das unidades do Caps – Centro de Atenção Psicossocial.

“O objetivo é chamar a atenção da população para o tema ‘Valorização da Vida’. Setembro é o mês internacional da Prevenção ao Suicídio, então estamos aqui para falar sobre o assunto e oferecer uma escuta qualificada através de uma equipe multiprofissional do Programa de Saúde Mental, além de encaminhar as pessoas que precisam de ajuda para as unidades que estão disponíveis no município”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Michelle Medeiros.

Durante a ação foram oferecidas orientações sobre sinais para pacientes que precisam de ajuda, a quebra do estigma de não falar sobre o assunto para não piorar, e a importância de falar sobre o assunto com pessoas capacitadas. Foi distribuído material informativo sobre prevenção de suicídio e valorização da vida, além dos endereços das unidades que assistem.

Fotos: Douglas Lopes