CEPTA RECEBE ALUNOS DE CRECHE PARA DIA DE CAMPO

O Cepta, Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia de Magé, teve um dia de campo baby nesta sexta-feira (23), com 60 alunos de Creche Municipal Professora Reneé Pinto Barja. Os pequenos de dois e três anos aprenderam de onde vem os alimentos e plantaram mudas de cebolinha, alface e repolho na área destinada à horta escolar.

“Quem ganha com isso são nossas crianças e o nosso município, com a valorização da atividade agrícola, já que a escola é aqui da nossa região”, afirmou o secretário de Agricultura Sustentável, Miro Amorim.

Além de promover a tradição rural da cidade, a iniciativa é um projeto piloto da Prefeitura de Magé, através da parceria entre as secretarias de Agricultura Sustentável e de Educação e Cultura, com a visitação semanal das escolas e creches municipais, para incentivar a criação de hortas nas escolas e práticas saudáveis de alimentação.

“A ideia surgiu das professoras e abraçamos a causa. A partir do aprendizado que tivemos aqui, vamos implantar a horta numa área que já está reservada em nossa creche. E o que for produzido, os alunos também vão colher e consumir na merenda”, conta empolgada a diretora da unidade, Paloma Gomes da Rocha.

Uma nova experiência de sabor

O dia de campo também foi uma experiência de sabores para os pequenos. Eles tiveram que adivinhar os alimentos que foram servidos. Sucos de frutas e legumes cozidos, como aipim, batata doce biofortificada e ovo cozido. Tudo produzido no Cepta sem uso de agrotóxicos.

“Eu adorei e achei muito importante, até mesmo para eles aprenderem que a comida não vem do supermercado e saberem como se plantam os alimentos”, contou a artesã Fernanda Santana que é mãe de Breno Santana, de 2 anos, e acompanhou a visita.
E o engenheiro agrônomo do Cepta, Michael Santiago, que guiou toda a atividade deu um recado que animou a turminha:

— Quando toda a horta crescer, tudo será entregue na Creche. E cada aluno leva hoje uma mudinha de hortaliça para plantar em casa, concluiu.