CHUVA DE MEDALHAS PARA MAGÉ

Mageenses trazem 14 medalhas do Brasileiro de Kickboxing

O feriadão para alguns foi momento de descanso, mas para 9 atletas de Magé foi a hora de defender o nome da cidade no 29º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado em Sorocaba – SP entre os dias 20 e 23, com competidores de todo o Brasil. Quatro dos 10 competidores da delegação de Magé fazem parte do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura.

Os participantes de Magé são federados na FKBRJ – Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro. “Houve um crescimento expressivo de competidores de Magé para esse Campeonato. Essa visão do município com o Bolsa Atleta estimulou muitos atletas a quererem treinar e focar mais no esporte para competir. A maioria das pessoas faz por prazer, porque precisam estudar e trabalhar. Poucos com foco em competições, mas agora com o apoio estão vendo isso como um trabalho, onde podem se dedicar com treinos e preparo físico. Quando a educação e o esporte andam juntos, um ajuda o outro. E essas pessoas se tornam referência no bairro delas. As crianças vão querer ser um Luiz Thiago ou uma Gislene”, disse o presidente da FKBRJ, Capitulino Gomes.

Os atletas trouxeram medalhas em categorias como Point Fighting, K1 Rules, Full Contact, Light Contact e Kick Light. A delegação de Magé contou com atletas que já são campeões regionais e estaduais, e sonham com o Campeonato Sul-Americano. Como a faixa preta Maria Eduarda Costa Alves que ficou em 1º lugar nas categorias Point Fighting até 50 kg e K1 Rules azul/preta até 48 Kg.

“Ser atleta no Brasil não é fácil, tem que amar muito. Os gastos são muito altos, ano passado não consegui vir para o brasileiro por falta de dinheiro, esse ano pretendo disputar o Sul-Americano em Lima, no Peru. Se Deus quiser! Lutei muito pra chegar até aqui e espero alcançar muito mais com a ajuda de todos vocês. Eu quero agradecer muito a ajuda, o apoio da Secretaria ao Esporte!”, disse.

O atleta de Magé Luiz Thiago Tomé Pinto ficou em 2º lugar na categoria Point Fighting – preta até 69 kg e em 3º lugar na Light Contact – preta até 69 kg. E ainda teve mais motivo de orgulho, levando três alunos que também subiram ao pódio. “Treino na Academia CT KICKBOXING Barbuda, na minha chave no Campeonato tinha até campeão mundial. Os meus alunos Aéliton, Arthur e Jhonatan também conquistaram medalhas. Trabalho com muitas crianças, meninos e meninas também que praticam e no próximo mês vão competir”.

SOBRE O BOLSA ATLETA

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover os atletas amadores e profissionais da cidade, a Prefeitura de Magé oferece 40 bolsas aos atletas e para atletas de alto rendimento no município. De acordo com a Lei nº 2.404/2018, o benefício é destinado aos atletas que estão em plena atividade esportiva e tenham idade mínima de 12 anos incompletos. Para garantir a concessão, o interessado precisa ser federado, ou seja, ter registro na entidade da sua modalidade no estado do Rio de Janeiro ou nacional, apresentando o plano anual de participação em, no mínimo, uma competição oficial da modalidade e categoria, e de preparação ou treinamento para competições de âmbito estadual, nacional e internacional.

CONHEÇA OS DESTAQUES DE MAGÉ NO KICKBOXING

Outra medalha de ouro foi conquistada por Edielson de Aguiar Nascimento. “Eu gostei muito de ter lutador o Campeonato Brasileiro de Kickboxing. Foi uma oportunidade muito boa pra meu currículo, mostrar um pouco do meu trabalho a nível nacional. Estou superfeliz com o resultado, espero continuar embalando vitórias e trazendo mais títulos importante para meu município, que tem me ajudando bastante. Obrigado à Prefeitura de Magé, junto com a Secretaria de Esporte por estar me ajudando a realizar meus sonhos com o Bolsa Atleta, sou muito grato”, disse.

A faixa preta Maria Eduarda Costa Alves, treina há 4 anos. Aos 20 anos já foi campeã brasileira em 2017, é tricampeã estadual vencendo em 2016, 2017 e 2018 e tricampeã da Taça Guanabara 2017 e 2018 e 2019. Treina na Academia Planet, em Piabetá.

Faixa preta Gislene Moreira de Oliveira Santos, treino há mais de 5 anos, aos 33 anos, já participou de vários competições na categoria amador, campeonatos da Baixada Fluminense, Intermunicipal, Estadual e a Taça José Antônio. Treina na Academia University Champions.
“Esse é o meu primeiro campeonato Brasileiro. Com a bolsa consegui me deslocar e sair para representar Magé, antes não saía. Hoje foi uma experiência legal no esporte, agora consigo com a ajuda a me deslocar e ser reconhecida como atleta da cidade de Magé. Agradeço a Deus, a Prefeitura, minha família todos e os envolvidos na minha recuperação. Tudo na vida é válido, é aprendizado”, disse.

O faixa preta Edielson de Aguiar Nascimento, tem 24 anos e treina há 10 anos, hoje também faz parte da Academia University Champions. É bicampeão estadual, bicampeão da Taça Guanabara , tricampeão intermunicipal, bicampeão da taça José Antônio de Kickboxing, bicampeão da Taça Rio de Kickboxing e campeão brasileiro de Kickboxing.

O faixa preta 1° Dan Luiz Thiago Tomé Pinto, tem 26 anos de idade e treina há 15 anos. Já disputou campeonatos Brasileiro, Estadual, Intermunicipal, Carioca, Sul-Americano. Participou desta edição com grandes nomes na mesma chave. Mora no 1° distrito e treina na Academia CT KICKBOXING na Barbuda.

LISTA DOS CAMPEÕES DE MAGÉ

*Maria Eduarda Costa Alves*