CIASI VITOR ALFRADIQUE É INAUGURADO PELA PREFEITURA

03 out 2017
ciasi-2

Na cerimônia, o prefeito Rafael Tubarão falou que, mesmo com a dificuldade financeira, a população está recebendo diversos benefícios. “Nós inauguramos o polo de ostomizados em menos de duas semanas e hoje já inauguramos o centro do idoso. Vamos continuar fazendo mais com menos para essa população que tanto carece”, complementou.

A secretária de saúde, Carine Tavares, agradeceu a presença da população que foi prestigiar o evento, e falou sobre a importância do centro para os idosos: “Mauá é o distrito que concentra a maior parte da população da melhor idade do município. Estamos proporcionando esse centro de atenção para que eles tenham essa melhor idade com qualidade, que é o principal”.

O CIASI é um projeto piloto da saúde do idoso do município de Magé. “Nós receberemos os idosos vindos das Unidades de Saúde da Família do 5º distrito. Cada unidade tem seu fluxograma e o idoso será encaminhado para o centro para desfrutar das especialidades que aqui teremos”, conta Josiane Custódio, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso.

Em parceria com as Secretarias de Agricultura Sustentável e Meio Ambiente, o CIASI terá o projeto Horta Viva, que tem por objetivo a melhoria do estado nutricional do idoso. “Vamos trabalhar com técnicas de plantio, oficinas com insumos da horta, aproveitamento integral dos alimentos e também com fitoterápicos, que são plantas medicinais”, explicou Ana Beatriz, coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

ciasi-3As moradoras do 5º distrito agradeceram ao prefeito Rafael Tubarão pela conquista e expressaram muita alegria na inauguração da unidade. “Eu achei sensacional e fantástica a ideia do centro desde o início do projeto e hoje estou vendo isso se concretizar na inauguração”, comemorou Lucinere Vieira. Já Neuza Freitas disse “Com a deficiência de outros governantes eu só tenho que agradecer e dizer que é fundamental esse serviço para nós idosos. Antes não tínhamos nada, agora nós teremos qualidade de vida”, finalizou.

Fotos: Gerson Peres