CMAE AZUL É INAUGURADO EM MAGÉ

Os alunos da rede municipal de ensino acabam de ganhar mais um grande benefício: o Centro Municipal de Atendimento Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CMAE Azul) foi inaugurado nesta quarta-feira (5), em Magé. O equipamento de apoio educacional especializado para alunos autistas, conta salas especiais para fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, neuropediatria e psicomotricidade.

“Estou cheia de expectativas com este novo CMAE. Meu filho já estava sendo muito bem cuidado antes e agora com o atendimento especializado ele só vai melhorar ainda mais. Eu acredito que daqui a um tempo ele vai conquistar a independência. Vai tomar banho e se alimentar sozinho. Estou muito feliz com toda esta evolução”, contou Ineide Regina Silva, mãe do João e moradora de Piabetá.

O atendimento educacional especializado está previsto no Plano Municipal de Educação e, de acordo com a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão, este é mais um passo para Magé se tornar referência na inclusão. “O CMAE já tem sido objeto de estudo para instituições de ensino como UFF e UERJ. É muito gratificante ver nossos alunos se desenvolvendo tanto. Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados e certamente vamos atingir resultados muito maiores que os esperados. O CMAE Azul vai atender 87 alunos com autismo, assim, sobram novas 87 vagas no CMAE para alunos com outras necessidades e que estão na fila de espera. Também recebemos 93 carteiras adaptadas para atender nossos alunos com mais conforto em 2019. A educação é para todos”, falou a secretária.

O prefeito Rafael Tubarão ressaltou que mesmo em tempos de crise, Magé continua avançando. “Muito se fala sobre crise financeira e sabemos que é uma realidade no nosso país. Mas este não é um motivo para ficarmos parados. Vamos continuar trabalhando dia e noite para oferecer serviços com a qualidade que nosso povo merece. Há um ano inauguramos o primeiro CMAE e hoje cumprimos nosso compromisso com o CMAE Azul para nossos alunos com autismo receberem o suporte necessário”, afirmou.

O CMAE Azul está localizado na Avenida Simão da Motta, 820, no Centro de Magé, ao lado do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE). O atendimento é realizado a partir da indicação da escola da rede municipal que faz o encaminhamento com uma ficha de análise preenchida pela equipe técnica da unidade.

Foto: Gerson Peres