COMBATE AO TABAGISMO É TEMA DE ENCONTRO EM MAGÉ

Agentes Comunitários de Saúde participaram do encontro na Secretaria de Saúde

O Programa de Combate ao Tabagismo realizou um encontro com Agentes Comunitários de Saúde nesta terça-feira (3), no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Saúde. O objetivo é capacitar os agentes sobre os serviços oferecidos pela Programa e os males causados pelo cigarro.

O agente comunitário trabalha em contato direto com a população, o que facilita a busca ativa de pacientes que queiram parar de fumar. “São eles que acolhem os pacientes fumantes que buscam a Unidade de Saúde da Família, ou que são assistidos pela USF. Então hoje nós passamos tudo o que o Programa oferece. Outro detalhe é que nós convidamos os agentes de saúde que são fumantes, porque muitas vezes por eles fumarem também ficam retraídos na hora de fazer a busca ativa”, explicou a coordenadora do programa, Jeisa Ramos.

Durante a capacitação foram abordados temas como benefícios de parar de fumar, câncer de boca, pacientes diabéticos e hipertensos fumantes e gestantes fumantes, assim como os riscos para os bebês.

O Programa de Combate ao Tabagismo funciona na sala 114 da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Papa Pio XII, nº 35, no Centro de Magé. O atendimento é das 9h às 17h.

Fotos: Divulgação SMS

 



Deixe uma resposta