COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM MAGÉ

Começou na última sexta-feira (12) a temporada de vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa em Magé. O município investiu cerca de R$ 50.000 para imunizar gratuitamente o rebanho dos pequenos produtores da cidade de quatro doenças animais.

“Magé é um dos poucos municípios que doa e aplica a vacina o rebanho dos pequenos produtores. Já temos o cadastro deles e agendamos o dia de ir até a propriedade para vacinar. Além da vacina contra a Febre Amarela, o município também oferece gratuitamente as vacinas contra brucelose, clostridiose e raiva”, explica o vacinador da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, João Batista Fraga Sobrinho.

A vacinação obrigatória determinada pelo Ministério da Agricultura acontece em duas fases: em maio e em novembro. O veterinário Paulo César Rosa, também da equipe do governo municipal, também conta que “a iniciativa é para ajudar os pequenos produtores que têm até 100 cabeças de gado. Só de Aftosa foram adquiridos 5.000 doses que é nossa meta de vacinação nessa primeira fase. Para quem tem um rebanho maior, tem a obrigatoriedade de vacinar os bovinos e bubalinos em suas propriedades”.

Últimos dois casos de Aftosa foram registrados em Magé

aftosaJoão Alysio Pereira de Mattos, chefe do Núcleo de Defesa Sanitária em Cachoeiras de Macacu, regional que atende também os municípios de Magé e Guapimirim) destaca a atenção do município com a prevenção e os riscos da não vacinação:

“Hoje a situação da febre aftosa no estado do Rio é considerada controlada com vacinação. Há 16 anos que foram registrados os dois últimos casos da doença aqui em Magé, que pertenciam a um pequeno produtor. Isso afeta até a exportação de carne do país e temos que sacrificar animais num raio de três quilômetros da propriedade contaminada”, conta.

Magé nos últimos anos deu um salto de 75% para 90% do rebanho imunizado. Em novembro acontece a segunda etapa da vacinação somente para bovinos e bubalinos com até 24 meses.aftosa-2