CONFIRA NA ÍNTEGRA AS MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO MUNICIPAL DE MAGÉ NA ÁREA DA SAÚDE CONTRA O CORONAVÍRUS

Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre matéria exibida no RJ1 na última quinta (20), e reprisada no Bom dia Rio na manhã de hoje (20)

0
498

A Secretaria Municipal de Saúde adota, diariamente, novas medidas que visam a prevenção e o enfrentamento ao coronavírus e entre elas está o Boletim Epidemiológico Municipal, que é publicado sempre às 8h e todas as informações ficam à disposição da imprensa.

Na última quinta-feira, às 17h50, a Secretaria Municipal de Saúde enviou à produção do RJ1, através da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos, todas as informações e ações adotadas até o momento e que reforçamos a sua publicação a partir desta publicação:

• Desde fevereiro estamos constantemente capacitando as equipes quanto às novidades técnicas e cuidados para acolher pessoas com sintomas, lidar e notificar casos suspeitos e o protocolo de ações para coleta de exames e cuidados com pacientes na proteção para evitar a contaminação.

• O município não tem casos confirmados. São onze casos suspeitos que estão sendo monitorados diariamente por uma equipe da Vigilância Epidemiológica, e recebem as orientações sobre como vivência o isolamento domiciliar da forma correta e devidos cuidados.

• Entre as ações preventivas, as unidades de atenção básica cancelaram as atividades em sala de espera, com mudança na rotina de atendimento agendado com prioridade para os idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. No caso dos Agentes Comunitários de Saúde que acompanham as famílias, eles só irão até os portões para acompanhar os cidadãos, verificando como estão de saúde e se apresentam sintomas.Todo o contato será mantido com distância segura e reforçando sempre as ações preventivas ao coronavírus.

• Foram cancelados os atendimentos ambulatoriais nas unidades da rede de emergência e o fluxo de pessoas foi restrito para evitar aglomerações. Cada unidade adaptou o horário de visitas e medidas seguras para acompanhantes.

• Somente menores de 18 anos, maiores de 65 e aqueles que estiverem em estado grave ou pacientes especiais, poderão permanecer com um acompanhante dentro da unidade. Casos específicos como cadeirantes, serão avaliados pelas equipes de enfermagem.

• Cancelamento de todas as oficinas terapêuticas e ações de grupo com os pacientes, como por exemplo, as oficinas dos Centros Atenção Psicossocial (Caps) e no Centro Integrado de Atenção à Saúde do Idoso (Ciasi).

• Cancelamento das cirurgias eletivas.

•  Agentes Comunitários de Saúde começaram a distribuição de informativos e sachês de lenços umedecidos com álcool nas rodoviárias de Magé e Piabetá em horários estratégicos: 6h às 8h e das 17h às 19h.

• Os Centro de Especialidades Odontológicas estão funcionando com algumas restrições de procedimentos para a diminuição de riscos. O atendimento está priorizando o pré-natal odontológico nas gestantes e casos de emergência.

• Os procedimentos de pesagem vão ocorrer em demanda livre na balança em varanda ou área externa.

• Vacinação será realizada por demanda livre, em espaço arejado. O preparo pode ser na sala e a aplicação na recepção interna ou externa com técnica asséptica.

• O público deve esperar em área externa, levar as cadeiras para varanda.

• Manter a unidade com portas e janelas abertas.

• Entregar folder com orientações sobre o coronavírus na recepção.

• Suspender atividades coletivas, fazer atendimento individual.

• As unidades estão recebendo dispensadores de álcool gel para incentivar a higiene das mãos que precisa ser incentivada nas unidades.

• Intensificação na higienização de mesas e balcões.

• O departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sisvan) suspendeu o atendimento para atualizar as condicionalidades de Saúde do Bolsa Família pelo prazo de 15 dias.

• O Ambulatório de Especialidades de Raiz está com os atendimentos de psicologia e fonoaudiologia suspensos pelo prazo de 15 dias.

• Os agentes de Endemias que atuam no combate ao mosquito Aedes, através da campanha 10 Minutos Salvam Vidas, não entrarão mais nas residências a fim de evitar situação de risco tanto aos moradores quanto aos profissionais, sendo imprescindível o reforço da população na eliminação dos possíveis focos nas casas e quintais. Os profissionais serão direcionados às ações de orientação e prevenção ao coronavírus Covid-19.

• Profissionais de saúde que atuam nos atendimentos ambulatoriais que foram suspensos, serão capacitados nesta sexta (20) para atuar na central de atendimento que a Prefeitura vai criar para orientar a população e tirar dúvidas.

• Neste momento o prefeito e o secretariado de Magé estão reunidos para discutir novas medidas de segurança e reforço na prevenção ao Coronavírus.

• Diariamente às 8h, a Prefeitura divulga um boletim epidemiológico com a atualização dos casos suspeitos de coronavírus em Magé e traz outras informações sobre medidas para evitar aglomeração de pessoas.

• O município está preparado para receber pacientes de isolamento hospitalar nas seis unidades de emergência e ainda estamos incluídos na regulação estadual. Mas estamos construindo o plano de contingência municipal que prevê a estratégia de remanejamento de leitos e instalação de um hospital de retaguarda para atender somente os casos de Covid-19.