CORRIDA EM MAGÉ ALERTA SOBRE SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM

Outubro Rosa e Novembro Azul foram temas do evento

A Prefeitura de Magé realizou a primeira Corrida e Caminhada Qualidade de Vida, com o tema Outubro Rosa e Novembro Azul, neste domingo (27), no Jardim Nazareno, que fica no sexto distrito. Foram 300 inscritos no evento idealizado pela equipe da Secretaria de Saúde e da USF do bairro, que teve como bandeira a saúde preventiva e a vida saudável.“Tivemos essa ideia pensando no câncer de mama e o de próstata que vem crescendo no Brasil, e porque temos familiares que já passaram por situações assim, então nos sensibilizamos. Aí juntamos a ideia, de ter essa pista com a ciclovia nova, e pensamos em fazer essa corrida de prevenção a saúde”, explicou a agente de saúde, Pâmela Marques Jacó.

“Mais um dia para conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção, do câncer de mama e agora em novembro do câncer de próstata. É uma satisfação imensa ver a população aqui entendendo que o esporte é saúde e também é prevenção”, disse a secretária de Saúde, Carine Tavares.

O triatleta profissional Thomas Ferreira, faz parte da equipe do Bolsa Atleta de Magé e ficou em primeiro lugar nos 5km, seguido por Renan Vieira em segundo e Fabiano Jacuru que ficou em terceiro. “É muito legal poder prestigiar o esporte dentro do nosso município, eu nasci e cresci em Magé e hoje estamos aqui correndo pela causa”, disse Thomas.

“Essa divulgação da saúde é muito importante. Esporte é vida, esporte é saúde, por isso estamos aqui participando desse evento nesses meses que são muito importantes. Ficamos felizes pelos resultados porque o Thomas e um atleta que está sempre em treinamento e  levando o nome de Magé para o cenário do esporte nacional, e hoje está aqui nos prestigiando e levando esse primeiro lugar”, disse o secretário de Esporte, Wagner Rosa.

No feminino o primeiro lugar ficou com a atleta de Guapimirim, Fabia Dalia. “Correr é maravilhoso, eu sempre levanto a bandeira da prática do esporte. E correr em prol dessa causa é melhor ainda, poder conscientizar as pessoas a se cuidar é muito bom. A organização aqui está maravilhosa, o espaço é bacana, gostei muito. Os segundo e terceiro lugares ficaram com as amigas Simone Granjeiro e Vagna Fernandes.

O evento recebeu apoio da Secretaria de Ordem Pública e do SAMU. Um espaço para as crianças ofereceu pipoca, algodão doce e ainda brinquedos infláveis.

Vereadores municipais participaram da Corrida e Caminhada. “Esse é um momento único, nosso município nunca teve, agradeço ao prefeito pela realização, e as meninas da USF que idealizaram, fico muito feliz de participar e apoiar esse evento. As inscrições encerraram muito mais rápido do que esperávamos, e ano que vem espero que a gente consiga dobrar o tamanho do evento”, comemorou o vereador Clevinho Vidal.

“O esporte é saúde, praticando o esporte nos prevenimos. Parabenizo o prefeito Rafael Tubarão pelo apoio ao esporte, e quero parabenizar também ao Thomas que é do bolsa atleta e levou o primeiro lugar hoje”, disse o vereador Felipe da Gráfica.

Fotos: Matheus Albuquerque