DESFILE E AÇÃO SOCIAL NOS 454 ANOS DE MAGÉ

Centro do primeiro distrito ficou tomado pelo público que participou dos eventos

Milhares de pessoas lotaram o Centro do primeiro distrito nas comemorações do aniversário de Magé. Neste domingo, 9 de junho, a cidade completa 454 anos e iniciou a programação do terceiro dia de festa com o tradicional desfile cívico, ação social e exposições.

Alunos, professores e profissionais que atuam em todas as secretarias municipais tomaram conta da Avenida Simão da Motta durante o desfile cívico que apresentou o projeto Escola Viva na rede de ensino com tema “Escola Pública de Qualidade – Nós acreditamos, nós fazemos: novos desafios na arte de ensinar e aprender”. O entretenimento do evento contou também com a presença de bandas marciais convidadas, bem como a banda do Exército e entidades parceiras. “Nós trouxemos para a avenida um pouquinho do que é a Escola Viva. Representantes das escolas do 1º, 2º e 4º distritos mostraram os projetos da Secretaria de Educação de Magé. Nós acreditamos que a Educação transforma o mundo e mostramos a nossa população o que o governo Rafael Tubarão tem feito nas escolas desde as creches até o 9º ano, oferecendo uma educação pública de qualidade. Parabéns Magé! Temos muita coisa para conquistar, afinal educação de qualidade: nós acreditamos, nós fazemos”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão.

As autoridades e entidades prestigiaram a festa. O prefeito Rafael Tubarão destacou o apoio recebido, que é mais uma conquista, entre as alcançadas nesses 454 anos, a ser comemorada. “Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro que prestigiaram a festa da nossa cidade. Quero agradecer também todos os nossos funcionários que desfilaram e se empenharam na programação do aniversário. É muito gostoso comemorar os 454 anos ao lado da população, em especial a nossas crianças, que fizeram um lindo desfile. Já avançamos muito nesses anos de governo, não está como nós queremos, mas já tivemos muitas conquistas, principalmente, na Educação e na Saúde. Parabéns Magé! Vamos continuar trabalhando em prol do maior patrimônio: o cidadão mageense”, disse.

fotos_eliton_fernando_acao_social_09_junho_2019-8Serviços gratuitos e brincadeira para a criançada

Enquanto no Espaço Kids a criançada aproveitava a diversão, os pais partiram para a ação social que trouxe uma série de serviços à população como isenção para emissão de documentos, carteira de trabalho, testes de saúde, embelezamento e atendimentos dos programas sociais. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a estimativa inicial foi de 1.200 atendimentos.

Para a doméstica Joseli Batista Moreno, de 49 anos, que utilizou serviços de saúde disponibilizados durante a ação, o atendimento prestado pela equipe foi excelente: – Eu tenho problema de pressão alta e, também, problema de glicose alta. O meu aparelho de medição está escangalhado e ao passar por aqui vi que estavam oferecendo o serviço. O atendimento, inclusive, foi maravilhoso. As funcionárias foram muito simpáticas e me orientaram muito bem.

A Praça Dr. Nilo Peçanha também recebeu a Feira da Agricultura Familiar, na qual houve barraquinhas de cadastro e distribuição de mudas e sementes com o projeto Semeando e Frutificando que promove o cultivo de hortas e árvores frutíferas em casa. As pessoas puderam aproveitar também as exposições de carros antigos e de animais que atraíram um grande público.

Fotos: Eliton Fernando (Ação Social) | Gerson Peres (Desfile Cívico)