ENCONTRO DE PAIS DE ALUNOS DO CMAE É MARCADA POR EMOÇÃO E AGRADECIMENTO

A última sexta-feira (7) foi mais do que especial para os responsáveis e profissionais do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), unidade que une educação e saúde para alunos com necessidades educacionais especiais da rede de ensino de Magé.

Com o tema “O poder da família que apoia”, a psicóloga da unidade falou sobre a importância do amor, carinho, afeto e respeito. Além de orientar sobre os direitos e deveres dos alunos e responsáveis que participaram da segunda edição do encontro no auditório da Secretaria de Educação e Cultura.

“Hoje foi o nosso encontro com os pais dos alunos assistidos pelo nosso centro, para trazer esclarecimento às famílias daquilo que a gente observou no decorrer dos atendimentos. Nesse ano, por exemplo, estamos trabalhando o tema “O poder da família que apoia” porque sentimos que era necessário que isso fosse feito. Falamos sobre a questão da presença que é muito importante e o comprometimento da família com o trabalho realizado pelo CMAE. Nosso evento foi lindíssimo, um momento de socialização, descontração e orientação”, contou Mônica de Oliveira, coordenadora da unidade.

Durante a reunião, os pais contaram a experiência dos seus filhos com o equipamento e agradeceram aos profissionais pelo trabalho desenvolvido com as crianças que têm necessidades educacionais especiais, como a Cristina Andrade, mãe da Maria Clara:

– Eu só tenho que agradecer o CMAE e toda a equipe. Minha filha faz fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, todos os profissionais tratam a Maria Clara com muito carinho e amor. Quando minha filha chegou no CMAE ela só engatinhava e não falava. O pouco que conseguia falar, não conseguia entender. Hoje ela anda e dá os passos sozinha. Hoje ela também já está falando frases. Eu só tenho que agradecer às meninas por tudo, elas nos auxiliam e nos ajudam muito”, agradeceu Cristina.

A mãe do aluno David, a Iane Menezes, ressaltou a importância do encontro e do CMAE. “Esse encontro foi muito importante e a palavra que vem a minha cabeça é gratidão, pela qualidade e pelo material humano do CMAE. É um atendimento muito bom e com certeza de suma importância para a vida e de desenvolvimento de cada uma das crianças que são assistidas. Nós, mães, somos muito gratas por tudo”, disse.

Para incentivar o apoio da família, facilitar a interação com os profissionais do CMAE e encerrar o encontro, a equipe realizou a dinâmica da teia, com objetivo de ouvir dos próprios pais o que eles podem fazer para apoiar o filho. Palavras como atenção, amor, carinho, respeito, paciência, generosidade e afeto foram ressaltados pelos pais que se emocionaram e saíram motivados a ajudar no desenvolvimento dos filhos.