ESCOLA DA REDE MUNICIPAL REALIZA MOSTRA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS

10 set 2017

Apresentações musicais, teatro, literatura e comidas típicas marcaram a Mostra de Tradições Nordestinas da Escola Municipal Maria Clara Machado, que aconteceu na última quarta-feira (6). O objetivo do evento é integrar os alunos, desde a pré-escola até o fundamental 2 e mostrar a importância da cultura brasileira.

A proposta pedagógica da mostra é prolongar a discussão do território da nossa ancestralidade, regionalidade e de como as famílias se expandem pelas regiões do Brasil, explicou Wagner Baião, professor de artes e organizador do evento. “Aqui nós temos a questão plástica, as estampas, a xilogravura e a culinária bem representada nos trabalhos dos alunos. Estamos ricos em diversidade cultural”, complementou o professor. Já Vivian Fadel, diretora da unidade disse que “a escola tem tido muitas conquistas e que essa culminância mostrou para toda comunidade escolar a felicidade que eles têm vivido no dia a dia”.

A Escola Viva proporciona aos alunos da rede municipal de educação a valorização da cultura do país. “Não há como falar de educação sem conhecer as raízes brasileiras. Então desde a creche até o 9º ano, nossos alunos conhecem toda história do Brasil, como originou, quem chegou, como se formou o povo brasileiro e melhor do que isso: a valorização da nossa cultura. Os alunos de qualquer idade festejam, comemoram e entendem como a cultura é importante e que ela faz parte da nossa vida”, contou Álison Brandão, secretária de Educação e Cultura.

Wyslet Souza, aluna da E.M Maria Clara Machado é nordestina e se sentiu homenageada com a mostra. “Tem muita gente que julga os nordestinos. Eu achei esse trabalho muito legal. É uma homenagem para minha própria terra. É uma coisa diferente, nunca fiz isso em outra escola. Estou me sentindo homenageada”, finaliza Wyslet.