‘ESCOLA NO CAMPO’ APRESENTA CULTURA AGRÍCOLA AOS ALUNOS

O Cepta – Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia, recebe semanalmente o projeto ‘Escola no Campo’, onde alunos da rede municipal de ensino vão conhecer um pouco sobre cultivo dos alimentos orgânicos e biofortificados. Nesta quarta-feira (13) foi a vez do grupo de 36 alunos das turmas de 4° ano da Escola Municipal João Rodrigues.

agricola-2A turma conheceu a plantação de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, plantação de abacaxi, cana, maracujá, hortaliças, palmito pupunha entre outros produtos que são cultivados no local, tanto para pesquisa, quanto para o Centro de Distribuição da Prefeitura, que fornece os alimentos para a merenda escolar e unidades de saúde. O engenheiro agrônomo e professor, Aloísio Sturm, recebeu a turma e apresentou todos os trabalhos que o Cepta realiza.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Joelma Moreira Caetano e Ingrid Gomes dos Santos. “O conhecimento em sala é muito enriquecido quando trazemos as crianças para a aula em campo”, disse Ingrid. “É muito importante trazê-los para conhecer e entender como funciona essa produção. Para alguns a agricultura já é parte da realidade, mas para outros é tudo novidade. E falamos também sobre alimentação saudável e de onde vem cada alimento”, complementa a professora Joelma.

Após conhecer toda a área do Cepta, os alunos experimentaram o palmito pupunha produzido no local, e a cana colhida durante a visita.