#EUVENCIOCORONA: MAIS 15 PROFISSIONAIS DAS USFs RETORNAM AO TRABALHO

No total, 33 profissionais da Rede de Atenção Básica retornam ao trabalho após vencer a covid-19

Neste período de pandemia, vencer a Covid-19 é um alívio para muita gente, ainda mais para aqueles que estão na linha de frente ao combate desta doença desconhecida. A boa notícia é o retorno de mais 15 profissionais de Saúde, além dos 18 já recuperados que atuam na rede Atenção Básica em Magé. São 12 agentes comunitários de saúde, um supervisor administrativo, um médico e um técnico em enfermagem.

Uma das guerreiras é Bruna Almeida, trabalha como supervisora administrativa na USF Beco do Saci e uma das profissionais que se recuperaram e superaram a doença. “Fiquei pelo menos 30 dias afastada do trabalho em isolamento domiciliar. Foi um período bastante difícil, sentia muita falta de ar, dores de cabeça e no corpo, tonteiras e vômitos. Sem olfato e paladar, e cheguei até desmaiar. Mas pela graça de Deus e todos os cuidados prescritos pelo médico, superei esse período caótico, estou boa e recuperada. Eu venci esse vírus invisível!”, conta.

Danielle Rosa, da USF Parque Santana, relatou que “nesse momento de positivo da doença, até o período de isolamento foi de extrema importância, assim como os cuidados da equipe de enfermagem e do médico para minha recuperação. Essa doença é nova e a orientação que eu recebi foi essencial. A minha recuperação foi ótima, eu venci a Covid-19”, comemorou a agente comunitária de saúde.

Após 21 dias de isolamento, a também agente comunitária Adriana Camargo contou que o contato por mensagens e ligações foi fundamental para sua recuperação durante o isolamento. “Fui  diagnosticada com a Covid-19 no dia 21 de maio, após realizar o teste. Desde o início dos sintomas eu já estava em isolamento, e eles que me deixaram bastante apreensiva. Tive que me isolar dos meus familiares e companheiros de trabalho, porém a todo momento tive o apoio por mensagens e ligações, o que foi fundamental na minha recuperação. Me sentir acolhida fez toda a diferença. A prescrição médica também foi fundamental, após esses 21 dias de isolamento  e desaparecimento dos sintomas , posso dizer que venci a Covid-19 e estou de volta às minhas atividades”.

A enfermeira Giselle Sardinha está atuando na linha de frente no combate a Covid-19 no município e comemorou o retorno ao trabalho, depois de toda a família ser contaminada pelo novo coronavírus. “Na minha casa toda minha família testou positivo, minha mãe primeiro, depois eu e logo em seguida meus dois filhos, foi um período difícil mas felizmente todos vencemos essa doença e estamos recuperados. Quero também agradecer a toda a minha equipe de trabalho da USF Parque Santana, que considero como minha segunda família e que nunca me desamparou. Hoje posso dizer que eu e minha família vencemos a Covid-19”, disse.

Magé chegou a marca de 691 casos recuperados da Covid-19. Mesmo com um percentual bastante positivo, a única maneira de evitar a disseminação do coronavírus é a prevenção. A Secretaria de Saúde recomenda que somente saia de casa se realmente houver necessidade, use máscara, higienize as mãos frequentemente e use álcool 70%.

Texto: Philipe Campos