FIQUE POR DENTRO DAS AÇÕES DE MAGÉ CONTRA O CORONAVÍRUS

0
1558

Com as últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Prefeitura de Magé, desde fevereiro, tomou atitudes de prevenção contra a doença.

Vale a pena frisar que não há casos confirmados no município. Porém, são 17 o número de casos suspeitos e um descartado, que estão sendo monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, que estão passando orientações sobre a forma correta de viver em isolamento, além alertar sobre os devidos cuidados que devem ser tomados.

Como forma preventiva, a Prefeitura cancelou as atividades em sala de espera nas unidades de atenção básicas, mudando-as para atendimento agendado com prioridade para os idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Os agentes Comunitários de Saúde também mudaram sua rotina. Eles estão acompanhando os cidadãos somente até o portão das suas residências, com o objetivo de verificar como estão a saúde dos mageenses e se apresentam os sintomas da doença. É importante ressaltar que, será mantida uma distância segura entre o agente e o morador, cumprindo sempre as orientações de combate ao Covid-19.

Os agentes Comunitários de Saúde também estão distribuindo informativos e sachês de lenços umedecidos com álcool nas rodoviárias de Magé e Piabetá nos horários estratégicos das 6h às 8h e das 17h às 19h.

Os atendimentos ambulatoriais nas unidades da rede municipal de emergência e o fluxo de pessoas estão restritos, com o intuito de evitar aglomerações. Já os atendimentos para pré-natal e os casos de emergência para gestantes, não sofreram alterações e estão sendo priorizados. Os procedimentos de pesagem estão ocorrendo em demanda livre na balança na varanda ou área externa das unidades de saúde.

Todas as cirurgias eletivas foram canceladas e o horário de visitas nos hospitais também sofreram mudanças. Os horários de visitas de cada unidade foram adaptados e medidas seguras para acompanhantes estão sendo tomadas e seguirão da seguinte forma: somente menores de 18 anos, maiores de 65, pacientes em estado grave ou pacientes especiais podem permanecer com acompanhantes dentro da unidade. Casos específicos como cadeirantes estão passando por uma avaliação das equipes de enfermagem.

A vacinação está sendo realizada por demanda livre. A preparação das vacinas é feita nas salas de vacinação e a aplicação, na recepção interna ou externa com técnica asséptica. As cadeiras de espera do público foram colocadas na varanda. É imprescindível manter as portas e janelas das unidades abertas e folders com orientações sobre o coronavírus estão sendo disponibilizados na recepção.

Para incentivar a higiene das mãos, as unidades receberam dispensadores com álcool em gel e a higienização de mesas e balcões estão sendo intensificadas.

Os atendimentos para atualização das condicionalidades de saúde do Bolsa Família no Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sisvan) e os atendimentos de psicologia e fonoaudiologia no Ambulatório de Especialidades de Raiz estão suspensas por 15 dias.

A Prefeitura criou uma a Central de Atendimento para orientar a população a tirar dúvida. Essa ação conta com profissionais de saúde que atuavam nos atendimentos ambulatoriais que foram suspensos. A capacitação desses profissionais começou nesta sexta-feira (20).

Além de todas essas medidas preventivas, o Sistema de Alerta e Alarme de sirenes monitorado pela Defesa Civil e a circulação de carros de som com alertas e dicas de prevenção estão em diversos pontos da cidade. A Prefeitura está realizando ainda a lavagem dos pontos de ônibus para a utilização daqueles que não podem deixar de sair de casa. A Prefeitura diariamente divulga, ainda, o Boletim Epidemiológico com a atualização dos casos suspeitos da doença em Magé e informa sobre medidas para evitar aglomeração de pessoas.

Além disso, Magé construiu o Plano de Contingência Municipal que prevê a estratégia de remanejamento de leitos e instalação de um hospital de retaguarda para atender somente os casos do coronavírus.

Preocupado com o bem-estar da população mageense, o prefeito Rafael Tubarão se reuniu com o secretariado e discutiu novas medidas de segurança e reforço na prevenção do coronavírus, e na última sexta-feira (20), foi divulgado o segundo decreto com medidas que buscam combater a pandemia do Covid-19. O Decreto Municipal nº 3.338/2020 está disponível para download, confira.

Decreto Municipal nº 3.338/2020