GOVERNO MELHORA MERENDA ESCOLAR QUE GANHA MAIS QUALIDADE

14 mar 2017

Prefeitura passa a comprar alimentos frescos e faz economia de até 1 milhão de reais.

As 68 escolas e 34 creches da rede municipal de ensino de Magé já estão sendo abastecidas com carne, cereais, frutas, legumes e verduras, biscoitos, leite, sucos, entre outros alimentos frescos que vão servir mais de 37.000 alunos.

Agora com orientação da equipe do Departamento de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (DNE/SMEC), o cardápio ganha maior valor nutricional com alimentos frescos e temperos naturais, bolos e doces caseiros, servidos nas duas refeições oferecidas a cada aluno nas escolas, e nas quatro refeições diárias nas creches, que antes tinham produtos industrializados como bolos de pacote e doces servidos na sobremesa, e que por contrato a prefeitura não poderia intervir variando o cardápio realizado pelo serviço terceirizado.

“Os gêneros foram calculados em função de atender as necessidades dessa faixa de idade dos alunos que precisam de energia para as atividades diárias e de estudo. Adicionamos mais proteínas e tiramos os industrializados cheios de aditivos, os alimentos passam a ser preparados com temperos naturais como cebola, alho, cheiro verde, para fornecer os nutrientes que eles precisam”, explica a nutricionista Laís Moraes.

O prefeito Rafael Tubarão destaca que a decisão de mudar o fornecimento da merenda é uma das ações da gestão visando gerar melhor qualidade no que é servido ao aluno. “Foi um grande desafio de mudança, além da responsabilidade muito grande porque agora temos que fazer como as donas de casa: comprar alimentos com intervalo mais curto, para ter tudo sempre fresco na despensa da escola. Mas foi necessário para melhorar a merenda”, afirma o gestor que está tomando outras providências em mais áreas da administração da cidade.

13-03-2017-merenda-no-galpao-e-entrega-e-m-delio-sampaio-fotos-gerson-peres-53 13-03-2017-merenda-no-galpao-e-entrega-e-m-delio-sampaio-fotos-gerson-peres-61