IDEB 2019: PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBEM HOMENAGEM

Para celebrar a conquista nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, indicador do governo federal que mede a qualidade do ensino no Brasil, a Secretaria de Educação e Cultura realizou na última quinta-feira (24) uma reunião com profissionais da rede municipal de ensino, que contou com homenagens às equipes do primeiro e segundo segmento que obtiveram melhoras nas pontuações.

Neste ano, 43 escolas do município ultrapassaram a meta estipulada pelo INEP para 2019 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 11 escolas bateram a meta nos anos finais. Nos anos iniciais, o município subiu na colocação, de 89º em 2017 para 49º em 2019. Nos anos finais, houve um salto de 22 posições, chegando em 43º lugar.

A Secretária de Educação e Cultura Álison Brandão comemora a conquista, e afirma que os resultados do IDEB são reflexos dos trabalhos realizados na rede municipal de ensino. “Nós temos um compromisso de continuar com esse grande trabalho porque visamos oferecer para a população a melhor educação da Baixada Fluminense. Estamos muito felizes e orgulhosos com os resultados das escolas municipais”, contou.

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico Hilda Rodrigues, trabalhos foram realizados visando bons resultados no IDEB. “Em 2017, implantamos um sistema de avaliação municipal, dos moldes da prova, que avalia as unidades, alunos e professores. Em todos os bimestres nós treinamos os aluno, como também criamos uma planilha para acompanhar de mais perto as notas de cada aluno das unidades, dessa forma fazemos interferências quando há necessidade”, explicou.

A Escola Municipal Gandur Assed foi uma das unidades que obtiveram média acima da meta estipulada nos anos finais. O diretor da unidade Wagner Baião, contou sobre os trabalhos realizados com os alunos na escola. “Nós fizemos um trabalho de equipe grandioso, onde motivamos os nossos alunos, professores e a equipe pedagógica, além de contarmos com uma equipe totalmente focada”, declarou.

Conquistaram média acima da meta estipulada tanto nos anos iniciais e quanto nos anos finais, as escolas Professora Luiza Vieira, Vereador Geraldo Ângelo Pereira, Antônio da Rocha Paranhos, Desembargador Oswaldo Portella e Evanir da Silva Gago. “Nós realizamos um trabalho com muita seriedade e acreditando que os alunos seriam capazes de vencer os seus limites, mostramos para eles que poderiam ir além e foram. Estou muito feliz e orgulhosa com o trabalho de toda a equipe”, finalizou a diretora da E.M. Professora Luiza Vieira, Elaine Marques.

Fotos: Gerson Peres