MAGÉ APRESENTA PROJETO HORTA VIVA NO V CONGRESSO DAS SECRETARIAS DO ESTADO

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Magé, participaram na última terça-feira (12) do V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio – Cosems RJ, que acontece também nesta quarta-feira (12) em Niterói, com foco em qualificar a gestão municipal como espaço privilegiado de defesa e implementação do SUS no estado, proporcionando espaços de formação e reflexão sobre as estratégias de qualificação de gestores e equipe municipais de saúde.

A SMS de Magé foi uma das nove secretarias do estado escolhidas para apresentar sua experiência de sucesso na I Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/Ideia SUS-FioCruz. Na ocasião, a nutricionista e coordenadora do projeto Horta Viva, Ana Beatriz Cardozo, apresentou o tema “Projeto Horta Viva como promotor da alimentação saudável no idoso”, que tem como objetivo a melhoria do estado nutricional do idoso com técnicas de plantio, oficinas com insumos da horta, aproveitamento integral dos alimentos e fitoterápicos, que acontece no CIASI, o Centro Integrado de Atenção à Saude do Idoso Vitor Alfradique no Leque Azul, que fica no quinto distrito.

Magé foi mais uma vez escolhida pela comissão do evento para apresentar mais uma experiência. Dessa vez, por meio de exposição, a SMS apresentou a oficina de confecção de sacolas sensoriais: dispositivos simples de material reciclável usados na estimulação precoce – de portadores de microcefalia ou de outras síndromes congênitas associadas com Zika vírus e Storch – que acontece nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), sob supervisão do enfermeiro coordenador Fábio Carracena.

A SMS de Magé foi representada pela secretária de Saúde, Carine Tavares; a coordenadora da Atenção Básica, Cassandra Soares; a coordenadora do projeto Horta Viva, Ana Beatriz Cardozo; e o coordenador do NASF, Fábio Carracena.

Para a secretária Carine Tavares ter duas experiências do município sendo apresentadas em um congresso do Estado é sinal que o trabalho está no caminho certo. “Primeiro tenho que agradecer ao apoio do nosso prefeito Rafael Tubarão que se empenha a cada dia para oferecermos uma saúde com cada vez mais qualidade aos mageenses. Ter nossos projetos de Magé escolhidos, mostra que estamos no caminho certo para fazermos uma saúde de excelência para nossos munícipes”, finalizou.

Fotos: divulgação SMS