MAGÉ BATE META MAIS UMA VEZ NA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

0
89

Doar sangue é um ato amor ao próximo e mais uma vez os mageenses mostraram solidariedade na Campanha de Doação de Sangue promovida pela Prefeitura de Magé, em parceria com o Hemorio. A coleta foi realizada em dois dias no auditório do Hospital de Magé e a meta para cadastros estipulada pelo órgão foi atingida, garantindo mais bolsas de sangue para o banco da cidade.

“Nós temos uma grande demanda em relação a sangue e precisamos sempre do apoio das prefeituras para fazermos essas coletas externas com o objetivo de aumentarmos nossos estoques. A cada doação é possível salvar quatro vidas, por isso pedimos que a população sempre compareça nessas campanhas, elas são fundamentais”, explicou Vicente Umberto, médico do Hemorio.

Para o porteiro Vilquerson Silvar, doar sangue é uma causa nobre. “Muita gente tem medo de doar sangue, mas é uma causa importante. Hoje não estou precisando, mas e se eu precisar no futuro? Por isso é importante doar, tem muita gente necessitando do nosso sangue, isso é uma causa muito justa e compreensiva”, destacou.

A Mirian Silva, servidora municipal trabalha na Agência Transfusional e doa sangue pela terceira vez. “Doar sangue é um gesto simples que salva vidas. O fato de estar aqui me torna uma pessoa melhor para eu poder ajudar outras pessoas. Eu trabalho no banco de sangue de Magé e Guapimirim, vejo de perto a importância dessas campanhas. Então para mim é gratificante, enquanto eu puder estarei doando e incentivando outras pessoas”, ressaltou.

As campanhas são realizadas a cada quatro meses no Hospital de Magé, mas doação de sangue para manter o estoque do banco da cidade completo acontece a cada dia 15 dias. A Secretaria Municipal de Saúde leva doadores no Hemorio aos sábados na Caravana Solidária.

“Essas campanhas de doação sangue são importantes para mantermos nossa cota com o Hemorio e suprir a necessidade da cidade. Distribuímos as bolsas de sangue para sete unidades de saúde do município e por isso é necessário o apoio da população. A campanha não para por aí, a cada quinze dias levamos doadores ao Hemorio, quem quiser doar é só ligar para o 3630-7234”, disse Alexsandro Damaceno, coordenador da Agência Transfusional de Magé.

A Agência Transfusional funciona 24 horas, mas o atendimento ao público é de segunda a sexta, das 9h às 17h, atrás do Hospital de Magé, que é responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue e realiza exames pré-transfusionais.