MAGÉ COMEMORA DIA DO BRAILLE COM EXPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado no dia 8 de abril, e para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre o tema, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou em sua sede uma exposição de materiais didáticos e livros com conteúdos em Braile. A exposição que durará até a próxima quarta-feira marca também a abertura das inscrições para uma capacitação que será oferecida aos professores da rede municipal de ensino de Magé.
Ministrada pela mestranda do Curso de Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, Ana Claudia Nunes Pontes, a capacitação iniciará no dia 5 de maio, com carga horária de 40 horas. O curso de extensão visa disseminar práticas de adaptação e transcrição de recursos didáticos necessários à inclusão dos alunos cegos e de baixa visão no sistema regular de ensino.
O curso é voltado para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de sala de aula e professores do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Magé. “A proposta é de oferecer uma formação continuada para trabalhar com a produção de materiais adaptados, oficinas pedagógicas de Braille e produção de trabalhos adaptados para baixa visão”, explicou Ana Claudia.
A inscrição para o curso estará aberta de 11 a 30 de abril, através do email extensaouffmage@gmail.com.
Fotos: Eduardo Campos