MAGÉ CONQUISTA SELO DE PREFEITO EMPREENDEDOR

Magé está colhendo os frutos de uma administração pública com responsabilidade. Na última quarta-feira (5), o prefeito Rafael Tubarão participou da etapa nacional do 10º Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae. Na cerimônia realizada na sede nacional do Sebrae em Brasília, o chefe do Executivo mageense recebeu o selo de Prefeito Empreendedor pelos serviços prestados aos agricultores da cidade através do Cepta, o Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia, um centro de pesquisa municipal instalado no coração do distrito agrícola de Magé.
“É um orgulho para mim como prefeito de Magé levar o nome da nossa cidade para o Brasil inteiro. Viemos aqui para representar a nossa população, os agricultores e a todos que acreditaram na gente, e na possibilidade de escrever uma nova história. E, isso estamos comprovando com o nosso trabalho e ganhando reconhecimento de instituições sérias. Quero agradecer aos nossos agricultores e produtores que trabalham nas feiras orgânicas levando alimento de qualidade aos nossos cidadãos e também para outras cidades. É nesse caminho que vamos construir uma Magé diferente”, disse o prefeito Rafael Tubarão.
O prêmio reconheceu os prefeitos que criaram condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais, já que o crescimento econômico das cidades passa pela melhoria do ambiente de negócios.
“O mais importante dessa premiação é o ganho que os nossos agricultores têm, porque cada cidade que participou desenvolveu um projeto para melhorar a vida do seu cidadão. Em Magé, nós estamos construindo uma Agricultura Familiar forte, uma agricultura que vai cada vez mais gerar emprego e renda. Tenho muito orgulho de representar o estado do Rio de Janeiro com o nosso prefeito e mostrar nosso trabalho”, disse Álvaro Alencar, secretário Agricultura Sustentável, garantindo que na próxima edição Magé vai concorrer em mais categorias e não só na agricultura. “Afinal Magé pode muito mais e tem potencial para isso”, complementou.
Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, o evento mostra a importância das propostas apresentadas para movimentar a economia de milhares municípios brasileiros.
“O Sebrae tem a felicidade de ser o condutor disso. Todos os 144 gestores presentes são vencedores, porque todos os venceram em seus estados e têm a motivação do empreendedorismo e de melhorar a qualidade de vida dos seus municípios”, parabenizou o presidente.
O projeto ‘Agricultura Familiar Contribuindo para a Segurança Alimentar’ é um trabalho pioneiro realizado pela Prefeitura de Magé, através do Cepta, que beneficia diretamente 1.200 produtores rurais familiares mageenses.

Entre os objetivos estão o desenvolvimento da agroecologia na comunidade rural, com a produção de orgânicos e biofortificados com processo sustentável de cultivo.

O projeto foca no cuidado com a saúde e melhoria da qualidade de vida e econômica, tanto dos produtores rurais que deixam de manusear os agrotóxicos e passam vender diretamente aos consumidores através das Feiras da Agricultura Familiar, quanto da população que tem mais acesso aos alimentos de melhor qualidade, promovendo o crescimento da economia local.

Fotos: Matheus Arantes