MAGÉ PARTICIPA DE DEBATE SOBRE ESCRAVIDÃO E DOENÇA FALCIFORME NA OAB/RJ

A Secretaria Municipal de Saúde de Magé foi representada no evento com o tema ‘Reparação da Escravidão e Doença Falciforme – ações para uma assistência à saúde de qualidade’, foi realizado no Plenário Evandro Lins e Silva, pela Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ.
A assistente social, Izabel Cristina de Souza, é responsável pelo Ambulatório de Doença Falciforme no município e representou a Secretaria no evento. “É muito importante para a cidade participar desse tipo de evento. Estamos implantando a unidade de atendimento no município. Temos uma equipe multidisciplinar e estamos fazendo a busca ativa de pessoas com a doença falciforme, utilizando a sala de espera das nossas Unidades de Saúde da Família (USFs), tanto para buscar, quanto para orientar sobre os exames e tratamentos”, disse.
Além da doença falciforme, o evento discutiu temas como saúde da população negra, a judicialização de políticas públicas na área de saúde negra, e recebeu palestras com temas como ‘Política nacional de saúde da população negra: avanços e desafios do SUS’. O encontro teve o apoio do Ministério da Saúde, da Equipe de Humanização do Hemorio, da Associação de Falcêmicos do Estado do Rio de Janeiro e da Federação Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme.