MAGEENSES DEMOSTRAM AMOR AO PRÓXIMO

A manhã do último sábado (24) foi especial para oito mageenses, que através de um ato de amor e solidariedade foram ao HEMORIO doar sangue, como a doméstica Cristina Parreira que não doava por medo. “Eu morria de medo, mas não doeu nada. Salvar vidas é muito bom. As vezes nós ficamos em casa sem fazer nada e, é uma ótima oportunidade para doarmos. É rápido, não dói e salva vidas. Valeu a pena sair de casa nesse sábado. Estou muito feliz”, comemorou.

Raquel Soares é cuidadora de idosos e pela sexta vez participa do projeto realizado pela Agência Transfusional da Secretaria Municipal de Saúde de Magé. “Muitas pessoas precisam de sangue, se todos se conscientizassem e viessem ajudar essas vidas seria maravilhoso. Eu faço minha parte. É emocionante saber que estou ajudando outras pessoas, isso não tem preço. De três em três meses eu venho doar e vocês podem contar comigo”, disse a moradora de Cachoeira Grande.

A ação é realizada, quinzenalmente, pela agência transfusional do Hospital de Magé, responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue que são distribuídas para as unidades de saúde do município e realiza exames pré-transfusionais.

“As bolsas de sangue vão para Magé e ajudamos os pacientes que precisam nas unidades de saúde da nossa cidade. Nós buscamos esses doadores através da internet, de instituições religiosas e amigos, dentre outros locais. De 15 em 15 dias fazemos esse trabalho, em parceria com o Hemorio, porque nosso sangue sai rápido e precisamos manter o banco cheio. Por isso nós contamos com ajuda da população. Quem quiser doar é só nos procurar”, explicou Danielle Cunha, responsável pela mobilização e captação de doadores de sangue da agência.

A agência transfusional funciona 24 horas, mas o atendimento ao público é de segunda a sexta, das 9h às 17h, atrás do Hospital de Magé. O interessado em doar precisa comparecer a agência, verificar os sábados de doação do mês e marcar o dia. A agência oferece transporte gratuito e o voluntário pode pedir o documento de comprovação da doação no momento da triagem para apresentar no trabalho e ter seu dia de descanso garantido.

Fotos: Thany Primo



Deixe uma resposta