MAGEENSES RECEBEM CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Secretaria Estadual de Turismo, através do Programa de Artesanato do Estado, realizaram nesta terça-feira (27) a cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão. A carteira é fornecida gratuitamente como um desdobramento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e funciona como uma identificação nacional do trabalhador. Entre os benefícios estão facilidades para participar de feiras de artesanato no país e no exterior, para obter crédito e para realizar oficinas e cursos na área.

Presente no evento, a subsecretária de Turismo e responsável pelo PAB no Rio de Janeiro, Nea Mariozz, ressaltou ainda que “além de participar das feiras nacionais, o artesão tem possibilidade de obter matéria-prima a preço de atacado, graças à parceria feita com as lojas Caçula”.

Para a artesã Maria Ester Monteiro, moradora de Piabetá, receber a carteirinha é um sonho realizado. “Estou muito feliz com esta conquista e sei que vai ajudar muito no meu trabalho. Estou esperando há anos e este dia finalmente chegou”, contou emocionada.

A carteira é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas para a categoria. É válida como documento de identificação em todo território nacional. “O cadastro dos artesãos e a entrega das carteiras é mais um passo para o fortalecimento da classe. Junto ao Programa de Artesanato do Estado, Magé avança com essa realização que vai auxiliar os profissionais”, disse o prefeito Rafael Tubarão.



Deixe uma resposta