MAIS DE 10 MIL VACINADOS NO PRIMEIRO DIA DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE

Equipes de Imunização registram grande procura e números positivos

0
157

O primeiro dia de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (23) registrou grande procura nos postos e 11 mil doses aplicadas. Para evitar aglomeração de pessoas, algumas unidades foram remanejadas para locais mais arejados, como ginásios poliesportivos e escolas do município.

A Secretaria Municipal de Saúde dividiu a campanha em fases. O público-alvo de hoje até o dia 15 de abril, são os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. No próximo dia 16/04 a vacina estará disponível para Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, e no dia 9/05 será o Dia D da Campanha com público-alvo ampliado: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 40 dias (puérperas) e adultos a partir dos 55 anos de idade.

A vacinação é importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) é uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir a quantidade de pessoas com gripe em meio a pandemia e é de suma importância as faixas etárias da campanha estarem se vacinando.

Diante da grande procura pela vacina contra a gripe, nas unidades do município, alguns estoques ficaram zerados, mas a Coordenação de Imunização ressaltou que os estoques da vacina estão sendo repostos de acordo com o lote enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, que fornece os insumos.  E que não existe vacina para o Coronavírus e nem tratamento específico. O método mais eficaz até o momento é a prevenção.

Texto: Philipe Campos