MAIS VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA EM MAGÉ

Campanha de vacinação contra Febre Amarela ganha mais 11 polos de atendimento em Magé

A partir desta terça-feira (21) mais 11 polos de vacinação serão abertos pela Secretaria de Saúde de Magé que iniciou a campanha contra a febre amarela na cidade. O Centro Municipal de Imunização foi a primeira unidade a vacinar na cidade contra a doença após a inclusão de Magé no cinturão de segurança.

Nesta segunda-feira (20), muitas pessoas foram se vacinar no Centro Municipal de Imunização mas a partir de amanhã, as Unidades de Saúde da Família (USFs) começarão a vacinar a partir das 9h. A campanha tem caráter preventivo e a Secretaria de Saúde está definindo as estratégias de acordo com as orientações do Ministério da Saúde em atender as zonas de mata e rurais.

De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Imunizações, “a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.”

Outra recomendação do Ministério da Saúde é que a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode tomar junto com a febre amarela, com exceção da tríplice viral ou tetra viral. A criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetra viral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois.

Confira a lista completa com os 12 polos que vão atender a partir desta terça-feira:

• 1° distrito – Magé
      • Centro Municipal de Imunização na Rua Pio XII, 47 – Magé
      • PSF Parque Iriri – Rua Cantagalo, 198 – Parque Iriri
      • PSF Parque Boneville – Rua Presidente Getúlio Vargas, s/nº, Parque Boneville
  • 2º distrito – Santo Aleixo
      • PSF Andorinhas – Rua Waldemar Colombo Garcia, s/nº – Andorinhas
      • PSF Britador – Rua Otton Linch Bezerra de Melo, Britador
  • 3° distrito – Rio do Ouro (Distrito Agrícola)
      • PSF Conceição – Estrada da Conceição, s/nº
  • 4° distrito – Suruí
      • PSF Partido – Rua Mírian , 85 – Partido