MAUÁ RECEBE MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES

O combate ao mosquito Aedes aegypti segue intenso em Magé. Na manhã deste sábado (13), o Programa Municipal de Controle das Arboviroses realizou o Dia D de atividades contra o vetor de transmissão da dengue, zika, chikungya e febre amarela. A ação foi realizada nos bairros de Olaria, Anil e Figueira, no 5º distrito.

O evento reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, equipe de mobilização social e agentes de entomologia que realizaram vistorias em ruas e casas dos bairros com aplicação de larvicidas nos locais necessários e divulgaram a Campanha 10 Minutos Salvam Vidas com o checklist para evitar a proliferação do mosquito.

“Hoje realizamos visitas técnicas e educativas, tendo em vista que os índices mostram que 80% dos focos de proliferação estão dentro dos domicílios. Por uma questão de descaso ou desconhecimento, a população acaba deixando o mosquito se reproduzir, enquanto nosso lema aqui em Magé é ‘não vamos deixar o mosquito nascer’”, enfatizou o coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marcos Vanini.

O supervisor técnico de operações do Programa, Eusébio Lage, explicou que “o combate ao mosquito conta com uma ação complementar em locais que podem ter um número maior de focos, como borracharias e cemitérios, que recebem visitas quinzenais alternadas entre inspeção e tratamento para atender a demanda contra o vetor.”

Caso queira denunciar algum foco do mosquito Aedes aegypti ou solicitar uma vistoria, o mageense pode entrar em contato com o Controle de Vetores da Secretaria de Saúde através do telefone 2739-8664, ramal 221.

Fotos: Eduardo Campos



Deixe uma resposta