MERENDA DE MAGÉ É TEMA DE PALESTRA NO TCE

A Escola Viva oferece diariamente uma merenda de qualidade para os pequenos mageenses. A prova disso é que o diretor da E.M. Professora Geralda Izaura Ferreira Telles, Weverton Borges, foi convidado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), após visita na unidade, para falar sobre as práticas de alimentação na escola, no evento que apresentou experiências que elevam o Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

O evento TCE+Educação aconteceu na última terça-feira (27), no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, no Centro do Rio, e reuniu a comissão técnica do TCE-RJ, prefeitos, secretários municipais de Educação, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e diretores de escolas.

Na ocasião, o gestor falou sobre a prática da alimentação na escola, o relacionamento da família com a escola atendendo às necessidades específicas dos alunos e o uso correto da verba do Programa Dinheiro Direito na Escola, do Fundo Nacional de Educação. “Apresentei a prática de alimentação escolar da nossa unidade, falei sobre o envolvimento da comunidade escolar com a unidade e mostrei os planos de ações desenvolvidos para atender a demanda deles. Além de falar sobre a reforma do nosso refeitório, inspirado em um bistrô e que é um projeto-piloto para melhorar o atendimento da rede na hora da refeição”, explicou Weverton.

De acordo com a equipe de validação do IEGM, o município foi selecionado para ser visitado para realização da validação do IEGM 2018 ano base 2017. E a escola estava na amostragem do TCE-RJ para visita na avaliação de questões no que dizem respeito a merenda escolar. O diferencial da escola Geralda Izaura é o acolhimento do diretor, bem como o seu excelente desempenho como formulador e executor de políticas de gestão escolar. O que leva à eficiência na utilização dos recursos públicos e denota um comprometimento acima do normal. A merenda de Magé é um belo exemplo de boas práticas, desde a disponibilização de manuais e sinalizações de cuidados de higienização, como fazer um prato equilibrado, visão de economia na utilização dos alimentos, cuidado no preparo das refeições e armazenamento dos alimentos.

Foto: Marcelo Dias