PARCERIA ENTRE PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR LANÇA PROJETO DE SEGURANÇA PARA ESCOLAS DE MAGÉ

A Prefeitura de Magé fechou uma parceria inédita com a Polícia Militar do Rio de Janeiro para a implantação de um Protocolo de Segurança nas Escolas, em busca de mais segurança para o ambiente escolar. Temas como o preparo de alunos, professores e equipe, e segurança predial foram destacadas na palestra realizada nesta sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé.

Segundo o Capitão Portella, autor do Protocolo, Magé é o primeiro município do país a buscar essa parceria. “Assim que a secretária nos fez esse convite ficamos muito honrados de vir aqui e implementar esse Protocolo. Primeiro porque é um protocolo único no Brasil e o prefeito será o primeiro do país a estar implementando esse protocolo, que começou na sede do 23° Batalhão. Criamos orientações não só para os alunos, mas também para os professores e pais. Junto com uma equipe multidisciplinar, escrevemos, e hoje temos o prazer como corporação, em estar vindo aqui contribuir para o cidadão de Magé”, explicou.

“A palestra sobre a ‘Implementação do Protocolo de Segurança nas Escolas’, tem como objetivo preparar alunos, professores e equipe escolar, formando grupos de agentes multiplicadores para estarem aptos para resolver qualquer tipo de incidente e o principal assunto, fazer a prevenção e o combate ao bullying e cyberbullying”, explicou a pedagoga que participou da criação do protocolo, Luidia Ermelina.

“O objetivo é formar agentes multiplicadores, vamos propor aos gestores passar as diretrizes básicas, e cada gestor irá implementar isso nas escolas”, reforçou o Capitão Portella.

Os diretores serão peças-chave no projeto, pois são as agentes multiplicadoras que vão repassar as informações sobre o protocolo para a comunidade escolar. A próxima etapa de implantação será com Curso de Segurança Predial Escolar, para preparar os porteiros e vigias para desenvolver sua função no ambiente escolar, previsto para acontecer em outubro.