PREFEITURA DE MAGÉ RENOVA CARTA DE INTENÇÃO COM FIRJAN E ABCP SOBRE O PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE

Em uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Magé renovou hoje (1), a carta de intenção do Programa Calçada Acessível, que tem o objetivo de estruturar e realizar procedimentos em parceria com o poder público para melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade.

Com a renovação da carta de intenção, o programa continuará na cidade até 2019. A próxima etapa será o Workshop participativo, que é fase onde os técnicos utilizam cadeiras de rodas e se passam por deficientes visuais. O intuito desta etapa é entender a situação das pessoas que estão em desvantagem no espaço urbano e as prerrogativas.

whatsapp-image-2017-08-02-at-13-53-30Durante a reunião, o assunto discutido foi a importância da acessibilidade e os benefícios que ela traz para o município. Luiz Gustavo, arquiteto regional da ABCP explicou que o Programa Calçada Acessível vai estimular o turismo, a mobilidade a pé e isso melhora a condição do comércio externo, porque quando você tem uma calçada mais acessível as pessoas consomem mais e ficam mais a vontade naquele espaço. O Prefeito Rafael Tubarão esclareceu que ele está como chefe do executivo municipal, mas que ele será morador de Magé para o resto da vida e a população merece uma cidade acessível.

O programa conta com a participação de 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, através das representações regionais da FIRJAN. O Município de Magé faz parte da Área II Baixa Fluminense que engloba outros municípios como: Duque de Caxias, Guapimirim, Teresópolis, São João de Meriti e Belford Roxo.