PREFEITURA DISCUTE RENOVAÇÃO DA PARCERIA COM INSTITUTO ONDAZUL

05 nov 2017

Representantes do Instituto OndAzul e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) se reuniram com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Magé para discutir a renovação do Termo de Cooperação Técnica, que é responsável pelo Projeto Mangue Vivo.

O presidente, Erian Ozório, e o secretário executivo da OndAzul, André Esteves, apresentaram o status do projeto e as atividades de manejo e interação com a comunidade. A equipe de Educação Ambiental também realizou ações com o projeto, utilizando 20.000 garrafas pet e promovendo os conhecimentos sobre ecologia, educação e cidadania nas escolas. O ICMBio reforçou seu apoio com a doação de mudas de plantas nativas para o reflorestamento de manguezais.

De acordo com Miro Amorim, secretário municipal de Meio Ambiente, a manutenção das ações no Parque Natural Municipal Barão de Mauá vão ajudar muito no conhecimento de leis ambientais e preservação da fauna e flora locais, com palestras e campanhas que mobilizem a população sobre a importância da preservação do ambiente. “Novos encontros acontecerão para estruturar a execução dos trabalhos, num período de 90 dias, e também para definir os detalhes da parceria”, afirmou.

O Mangue Vivo é um projeto de recuperação das áreas degradadas dos manguezais que ficam na Praia de Mauá, no entorno da Baía de Guanabara, e que sofreram os efeitos do grande derramamento de petróleo que ocorreu em 2000 e transformou a área de manguezal em um pequeno deserto compactado, com a presença de muito lixo e esgoto doméstico. Com o projeto, hoje a área é considerada um dos maiores manguezais em recuperação no Brasil. A partir do decreto municipal nº 2795/12, se tornou o Parque Natural Municipal Barão de Mauá. Dados do projeto apontam que cerca de 20 hectares, que correspondem a 20 campos de futebol, foram impactados pelas ações de recuperação, com o replantio de 180 mil mudas de espécies nativas.

Fotos: divulgação SMMA