PREFEITURA ENTREGA BARRACAS PARA ARTESÃOS NO PÍER DE PIEDADE

Foto: Gerson Peres

A Prefeitura de Magé entregou dez barracas padronizadas a artesãos mageenses para comercialização dos seus produtos no Píer da Piedade. A entrega foi realizada no último domingo (10), através da Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULTI).

A padronização e o empréstimo das barracas pela Prefeitura tem o objetivo de facilitar a vida dos artesãos, além de atrair mais visitantes para os pontos turísticos de Magé, além de fomentar a economia da cidade.

De acordo com José Ricardo Nunes, artesão da ‘Kukalonga’, fabricante das bonecas Dandara, confeccionadas com materiais reciclados como garrafas pets e plástico, a aquisição da barraca está sendo muito importante para o seu trabalho.

“Quando eu consegui me cadastrar fiquei todo emocionado e pensei: agora eu posso expor a nossa boneca Dandara para o país inteiro! Quero agradecer a ajuda da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, por possibilitar a venda das minhas Dandaras aqui no Píer. Creio que isso vai gerar muito mais renda para mim e para minha família”, disse agradecido José Ricardo, artesão de Santo Aleixo.

A emoção também tomou conta da artesã Edna de Oliveira, que perdeu recentemente o pai e maior incentivador do seu trabalho, disse que foi inevitável não se lembrar dele quando assinou o documento de recebimento da barraca e em seguida expos a sensação dela e dos outros artesãos pela conquista.

“A felicidade está estampada no meu sorriso. E essa felicidade não está sendo sentida só por mim, mas também por todos os meus amigos artesãos que estão aqui. Me sinto muito útil em saber que estou colaborando com a geração e atração turística na cidade”, comentou a dona do artesanato ‘Costuras Criativas’ de Fragoso, que também agradeceu a Prefeitura e a SMETULTI pela oportunidade.

“Esse pessoal que está aqui hoje foi benefícios com o curso de Turismo, oferecido há 6 meses pela SMETULTI e foram aprovados. São pessoas que estão sempre vendendo seus artesanatos no município e agora estão recebendo essa oportunidade. As barracas vão estar fixas no local, para que eles fiquem responsáveis por elas. Vamos ter também mais 10 barracas para fazer a exposição dos artesãos do nosso município em outros municípios que compõem o Baixada Verde”, explicou Wagner Rosa, secretário de Turismo.

A iniciativa da Prefeitura já está causando impacto. Turistas que visitavam o local ficaram encantados com o trabalho dos artesãos e com a beleza do Píer de Piedade. Foi o que sentiu a médica aposentada Lenita Filardy, que veio do Rio de Janeiro para conhecer um dos mais novos pontos turísticos de Magé.

“Já vim aqui várias vezes em Magé, mas ainda não existia o Píer e fiquei impressionada com a beleza do lugar. Achei também interessante essa feira de artesanato aqui, é realmente um atrativo”, comentou Lenita.

É importante salientar que, o pré-cadastramento para aquisição das barracas está sendo feito na Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade. “A prioridade é que o artesão passe pela Secretaria de Estado e faça a prova que todos os que estão aqui hoje fizeram e pegue a carteirinha. Com o pré-cadastro, serão abertos mais locais e isso dará chance para outros artesãos que estão querendo trabalhar aqui em Magé”, esclareceu Caio Bordignon, diretor municipal de Turismo.