PREFEITURA REALIZA POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS DO FUNDEB

Foto: Lucas Silva

Com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos enviados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nesta quarta-feira (12), a posse dos novos conselheiros que atuarão em Magé durante o próximo biênio. A equipe é composta 11 membros, entre profissionais e alunos da rede capacitados para as funções destinadas.

A Secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão declarou a importância dos conselheiros do Fundeb para a educação do município. “São eles que vão acompanhar conosco todo trabalho feito, toda a transparência e utilização das verbas pelo Fundeb na educação de Magé. Então, que sejam todos muito bem-vindos para acompanhar o trabalho que é feito na Escola Viva”, afirmou.

“A importância do conselheiro do Fundeb é trazer todas as temáticas existentes dentro da escola, apresentar todos os problemas existentes enquanto gestão e tornar um processo democrático a busca pela melhoria. Nós observamos como vamos usar sempre da melhor forma para que os alunos, os professores e todo o corpo democrático da escola seja beneficiado com essa verba oriunda do Governo Federal”, contou a diretora da Creche M. Professora Helena Brandão Galvão, Thâmara Brandão .

O professor da Escola M. Geralda Alves da Silva, Max Olivo contou sobre os deveres do conselheiro. “O conselheiro do Fundeb tem a importância de acompanhar, fiscalizar, ajudar a Secretaria de Educação no uso das verbas enviadas pelo Governo Federal para as escolas e para melhoria da educação na rede. Os conselheiros fiscalizam como é gasto essa verba e como ela chega. Fiscalizamos o que foi comprado, onde foi realizada a compra e como foi feita, além de como aquilo está sendo utilizado e então, passamos orientações de como pode ser utilizado da melhor forma, para gastar menos e fazendo mais”, afirmou o conselheiro.

Fotos: Lucas Silva