173 ANOS DA LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS É MARCADA POR RODA DE CONVERSA NA ESCOLA MUNICIPAL DANIEL SOARES

A celebração dos 173 anos da Lei Eusébio de Queirós ocorreu em uma roda de conversa na Escola Municipal Daniel Soares, no Jardim Nazareno. Promulgada em 4 de setembro de 1850, a Lei nº 581 proibiu o tráfico transatlântico de escravos. Embora não tenha posto fim à escravidão, foi um marco significativo no caminho abolicionista. O Brasil recebeu cerca de 4 milhões de africanos escravizados, o maior número em todo o mundo.

Visando resgatar a memória abolicionista, a escola organizou o evento nesta segunda-feira (04). O município de Magé se destaca por oferecer uma Disciplina Diversificada, ministrada do sexto ao nono ano, focada no ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.

O evento contou com a participação dos professores Thiago Lopes, Juliana Firmiano, Érica Ribeiro, Amanda Guimarães e Fernando Rapozo e Renata da Silva Lima, que esclareceu o objetivo da roda de conversa. “Achamos essencial discutir esse tema e refletir sobre a importância das leis abolicionistas e seu impacto atual na luta antirracista”, explicou.

Os alunos receberam bem a discussão. “Eles se engajaram de verdade, algo que tem sido comum durante as aulas”, completou Renata.

Geovanna Vitória, de 14 anos, saiu com muito conhecimento sobre o tema após a realização do encontro. “Aprecio muito aprender sobre o tema na disciplina e aprofundar meu conhecimento sobre história e cultura”, disse.

Sua colega Anna Julia Garcia também valorizou a experiência. “Se não fosse pelos movimentos abolicionistas, não teríamos avançado. A luta hoje é por igualdade de oportunidades e direitos, e é por isso que gostei da roda de conversa”, concluiu.