PROFESSORES, PAIS E ALUNOS DE MAGÉ VÃO ÀS URNAS ELEGER CONSELHO

Comunidade escolar escolhe seus representantes nesta terça

Uma grande mobilização da comunidade escolar em Magé vai movimentar a rede municipal de ensino. Na próxima terça-feira (27) acontecem as Eleições do Conselho Escolar que definem os representantes de alunos, pais e funcionários que vão participar na gestão das escolas e creches pelos próximos três anos.

“O Conselho Escolar é uma conquista na Educação de Magé. Ele participa ativamente nas decisões do dia a dia em cada uma das escolas e creches. Um aprendizado de cidadania e democracia, com um processo completo que tem a apresentação de candidatos, comissão eleitoral, até a boca de urna acontece”, explica a articuladora dos conselhos municipais e escolares, Alba Valéria Baensi.

Nas eleições do Conselho Escolar, alunos votam em alunos, pais em pais e professores em professores, uma comissão organiza todo o processo eleitoral que será na próxima terça-feira e terá a apuração de votos realizada imediatamente no término dos turnos de aula.

Alba explica que “desde 2012 o Conselho Escolar foi implantado, com mandato de dois anos. Agora após ser instituído por lei, pela primeira vez o mandato será de três anos”.

Metas do Plano Municipal de Educação

Norteado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), a rede municipal de ensino de Magé tem um documento local, o Plano Municipal de Educação, que estabelece por lei, as 20 metas para serem cumpridas num prazo de 10 anos.

“Os conselhos são uma conquista importante e representa o cumprimento da meta 19, que trata da gestão participativa. Já temos o Conselho Escolar, o Conselho Municipal de Educação e agora já temos três escolas com grêmios estudantis estabelecidos, um salto para nossa educação pela parceria com a família que fiscaliza e fica mais próxima da escola”, explica a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão.