PROGRAMA DEFESA CIVIL NA ESCOLA CHEGA AO SEGUNDO DISTRITO 

PROGRAMA DEFESA CIVIL NA ESCOLA CHEGA AO SEGUNDO DISTRITO 
14 jun 2017

O Programa Defesa Civil na Escola chegou ao segundo distrito de Magé. Nesta semana os agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil iniciaram o ciclo de aulas na Escola Municipal Professora Ruth Taldo, em Santo Aleixo.
Os alunos das turmas de quinto ano do Ensino Fundamental participarão em quatro aulas sobre como agir em situações de emergência como temporais em enxurradas, o que são áreas de risco, os pontos de apoio da Defesa Civil para atendimento das famílias, tornando os estudantes, multiplicadores dessa conscientização. 

“Nas aulas nossa equipe incentiva o protagonismo dos alunos, eles exercitam a organização social e a liderança. Temos os “atores” que serão os agentes que comandam a retirada das famílias do local de risco e classificam a prioridade de encaminhar idosos, feridos e portadores de necessidades especiais aos pontos de apoio, o que mostra no exercício prático, os cuidados reais numa situação de emergência”, explica Rogério Rodrigues, coordenador de Projetos da Defesa Civil de Magé.
Ao final das aulas, os alunos participam de uma Simulação de Emergência quando terão que identificar as prioridades e reunir os colegas para seguir em direção ao ponto de apoio sinalizado na rota de escape. 
A meta é realizar o projeto em 11 escolas até o final do ano. O objetivo principal do Projeto Defesa Civil nas Escolas é iniciar o cuidado preventivo a partir da escola tornando os alunos em agentes de difusão das informações sobre os cuidados necessários para quem vive em área considerada de risco, e as atitudes seguras em caso de emergência.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *