PROTOCOLO DE ENFERMAGEM É APRESENTADO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Em busca de melhorias nos serviços prestados, a Secretaria Municipal de Saúde realiza com frequência capacitações dos profissionais da rede municipal de Magé. Os 41 enfermeiros que atuam na atenção básica das Unidades de Saúde da Família (USF) participaram da apresentação do protocolo de enfermagem, voltado para a Hipertensão e Diabetes, que aconteceu no auditório da Secretaria.

Os protocolos são direcionamentos de assistência, onde se busca a uniformidade no atendimento, levando em conta cada especificidade local, sendo direcionados e canalizados os tipos de assistência que os profissionais vão prestar para cada usuário. Além de trabalhar a questão do direcionamento do atendimento que deve ser realizado para que haja diminuição de agravos e trabalho preventivo.

O município não utilizava um protocolo, que é uma adaptação do que o Ministério da Saúde preconiza para a realidade local. A enfermeira Josiane Custódio da Silva, responsável pela apresentação, explica que “o protocolo de enfermagem para o paciente diabético e hipertenso é direcionado para que esse paciente tenha a aquisição e se comprometa com a adesão do tratamento, medicamentoso ou não medicamentoso, fazendo assim com que evite uma morte prematura (abaixo dos 70 anos), devido a diabetes ou hipertensão não aconteça”.

FOTOS: Divulgação