QUILOMBO MARIA CONGA COMEMORA UMA DÉCADA DA CERTIFICAÇÃO

13 abr 2017

Nesta quarta-feira,12, o quilombo de Maria Conga, em Magé completou 10 anos de certificação e reconhecimento da Fundação Cultural Palmares. O evento foi realizado pela manhã, na Praça do Quilombo, na Rua Suruí. A festa contou com rodas de capoeira, jongo, ações culturais, culinária típica e palestra sobre a história da Maria Conga.

Magé é o primeiro município da Baixada Fluminense a ter um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares. “O Prefeito Rafael Tubarão, tem investido na cultura quilombola e, por isso, estamos conseguindo avançar bastante. Este reconhecimento é muito importante, pois é uma luta que vem desde nossos antepassados para que nossa cultura fosse disseminada em todo o país. O quilombo de Maria Conga conta com ruas asfaltadas, PSF e, em breve, ganhará uma escola municipal”, falou Ivone de Mattos Bernardo, coordenadora municipal de políticas públicas e promoção da igualdade racial.

Também foram realizados atendimentos e orientações dos CRAS E CREAS, serviços de saúde dos programas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Tabagismo, Hiperdia (hipertensão e diabetes) e distribuição dos panfletos da Campanha 10 Minutos Salvam Vidas