SÁBADO (15) TEM VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Final de semana acontece o primeiro Dia D da campanha que será dividida em três etapas

0
231
Pessoas dos seis meses aos 59 anos são o público da campanha. Foto: Gerson Peres

No próximo sábado (15), Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D de vacinação contra o sarampo em 13 unidades de saúde, para quem tem a partir dos seis meses até 59 anos de idade que ainda não tomaram as duas doses recomendadas.

“Serão três datas para a campanha do Dia D, que têm como público-alvo aquelas pessoas que ainda não se vacinaram. As unidades foram distribuídas em três grupos: no dia 15, a vacinação estará disponível nas USFs do Maurimárcia, Guarani I, Maitá, Buraco da Onça, Serrana I, Pau Grande, Praia do Anil, Santa Dalila, Partido, Barbuda, Andorinhas, Cachoeirinha e no Centro de Imunização de Magé. E no dia 7 de março será a segunda etapa com outro grupo de USFs”, explica o coordenador de Imunização, Henrique Moreira.

Basta comparecer na unidade com a caderneta de vacinação das 8h às 17h.

Sintomas do sarampo

Os principais sintomas do Sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.