SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DÁ APOIO A POLÍCIA EM MANIFESTAÇÃO

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Segurança Pública e 34° Batalhão de Polícia Militar realizaram uma força-tarefa na noite da última segunda-feira (12), para conter os atos de vandalismo no centro da Cidade, após uma manifestação que depredou tanto o patrimônio público quanto o privado.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Subprefeitura do 1° distrito de Magé passaram a madrugada avaliando os estragos, e tomando providências para reestabelecer o funcionamento do serviço nesta terça-feira. O Palácio Anchieta, sede do governo municipal foi um dos locais atacados. Os caminhões que realizavam o terceiro turno da coleta residencial tiveram que ser recolhidos, pois os motoristas foram ameaçados de terem os caminhões incendiados e a atitude foi tomada para segurança dos mesmos. Os resíduos que seriam coletados foram espalhados pela cidade durante os protestos e as equipes se mobilizaram para iniciar a limpeza urbana às 5h da manhã desta terça-feira.

A manifestação ocorreu após uma ação policial no bairro da Lagoa. A Guarda Municipal atuou junto com a Polícia Militar para ajudar na segurança local e auxiliando no levantamento dos danos ao patrimônio público que neste momento estão sendo feitos os reparos.

O apoio da Secretaria de Segurança Pública à Policia Militar tem sido fundamental para diminuir o índice de criminalidade na cidade, a ação ostensiva da Guarda Municipal aumentou a sensação de segurança, segundo dados do Instituto de Segurança Pública que comprovam que desde a criação da secretaria, os índices de criminalidade reduziram cerca 30% em Magé nos comparativos dos seis primeiros meses de 2018 e de 2019.

Dados do Instituto de Segurança Pública:

– homicídio doloso, com intenção de matar, reduziram 30,1%;

– nos dois últimos anos não foram registradas mortes de policiais civis em serviço na cidade;

– em 2018 foram 92 casos de estupro registrados e no mesmo período – janeiro a junho de 2019 – os números caíram para 69 ocorrências. Uma queda de 25% nos casos registrados;

– a queda também foi registrada nos números de roubo em suas diferentes práticas: a pedestres, de celulares, residências, veículos, bicicletas, caixas eletrônicos e de coletivos. De janeiro a junho de 2019 foram registradas 854 ações na cidade de Magé, redução de 29,7% se comparado ao mesmo período em 2018;

– os registros de roubo de veículos também caíram. Nos últimos quatro anos, os índices diminuíram 13 pontos percentuais, chegando a 22% em 2019.

Fotos: SMSP