USFs REALIZAM MUTIRÕES DE CADASTRO

Agentes saem às ruas para fazer busca ativa e aumentam número de famílias assistidas

0
131

Toda semana, além das visitas domiciliares os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) incluíram na rotina a busca ativa dos moradores que não estavam recebendo acompanhamento. O resultado foi um aumento expressivo no número de cadastrados pelo Programa de Saúde da Família.

Na Unidade de Saúde da Família do Anil, no quinto distrito, é uma das USFs que apresentaram esse aumento e agora têm 6.500 novos cadastrados. “Recebemos essa missão da Secretaria de Saúde de ir em busca de quem ainda não está cadastrado. Organizamos os grupos de agentes e conseguimos aumentar de 1.800 para mais de 8.300 cadastros. Existem moradores que não desejam se cadastrar mas mesmo assim fazemos a visita”, explica o coordenador da USF, Rodrigo Miranda.

Ao ser cadastrado, o cidadão recebe o acompanhamento da Unidade de Saúde do seu bairro, que é a porta de entrada da rede de saúde municipal. Com o uso de um tablet, os agentes coletam os dados das famílias e repassam às unidades que alimentam com os dados desses usuários do SUS no município.

Fotos: SMS Magé