WORKSHOP CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE MAGÉ

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está capacitando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para que eles conheçam melhor a rede onde trabalham e saibam orientar os mageenses sobre todos os serviços oferecidos na cidade. Na última quinta-feira (8) foi a vez dos agentes do 1º distrito participarem da capacitação.

“Começamos nossos workshops na última segunda-feira (5). Vamos fazer com todos os ACS, porque nossa intenção é melhorar o atendimento à população. Recebemos algumas críticas e reclamações de alguns atendimentos. Então tomamos a iniciativa de qualificar nossos agentes para melhorar o atendimento aos mageenses. Os ACS fazem parte da Atenção Básica, que é a porta de entrada da nossa rede e eles precisam orientar os cidadãos sobre nossos serviços, que são muitos. Então as equipes precisam estar aptas para ajudar e passar todas informações que o cidadão precisa para o encaminhamento em outras unidades”, explicou a secretária de Saúde, Carine Tavares.

Segundo a SMS, a rede é composta por 73 equipamentos e por falta de conhecimento muitas pessoas não conhecem os serviços. No encontro, a coordenadora da Atenção Básica destacou a importância dos agentes conhecerem toda a rede:

– Nosso município é composto por seis distritos e temos 73 equipamentos de saúde. Eles estão distribuídos pela cidade para facilitar o acesso aos moradores e se dividem em: atenção primária que são as Unidades de Saúde da Família; atenção secundária, que são os centros de especialidades, fisioterapia, oftalmologia e fonoaudiologia; e atenção terciária, que são os hospitais e as unidades 24 horas. Todos precisam saber disso e como eles podem acessar cada serviço. Os agentes comunitários precisam ir nas casas e esclarecer tudo”, ressaltou Cassandra Soares, coordenadora da Atenção Básica.

Durante a capacitação, os profissionais receberam uma revista como um manual da rede de saúde da cidade. O prefeito Rafael Tubarão destacou o avanço na Saúde e nas parcerias para melhorar a rede.

“A gente está oferecendo esse curso de capacitação para atender melhor a população que é o nosso maior patrimônio. Quero agradecer a todos deputados que têm nos ajudado com emendas nas minhas idas à Brasília em busca de recursos para o município, em especial na área da Saúde, que tem andando com algumas dificuldades, mas que já podemos ver o avanço. Nossa rede está muito aquém do que quero, mas temos lutado e estamos capacitando nossos profissionais para atender e servir melhor nossa população”, finalizou o prefeito Rafael Tubarão.

Para melhorar o atendimento ao cidadão, a SMS criou uma ouvidoria. Para dúvidas, sugestões e reclamações, o mageense pode ligar para o telefone (21) 2739-8664, ramal 227 ou enviar um e-mail para ouvidoriasaude@mage.rj.gov.br.

Fotos: Gerson Peres



Deixe uma resposta