POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA RECEBE ATENDIMENTO DE SAÚDE

Nesta semana a equipe do Consultório na Rua, programa da Secretaria Municipal de Saúde voltado à população em situação de rua, realizou o atendimento de Saúde com pesagem, medição de altura, verificação de  glicose, temperatura corporal, pressão arterial, com consulta clínica pelo médico da Unidade de Saúde da Família do Parque Santana, e curativo aos alojados temporariamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos na E.M. Geralda Izaura Ferreira Telles, no Parque Santana.

“A equipe da saúde realiza o acompanhamento integrado à equipe da Proteção Social Especial para os residentes em situação de rua em abrigo provisório devido ao risco de contaminação de COVID-19. Esta população é muito vulnerável devido a exposição à friagem, alimentação precária e desregrada, hábitos nocivos, higiene precária, dentre outros. Desde o dia 23 de março, as duas equipes de Consultório na Rua do município, vinculados ao Programa da Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Magé, atendem à população em situação de rua realizando o atendimento de saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Cassandra Soares.

Amanda Menezes, assistente social da equipe do Consultório na Rua que atua no primeiro distrito, disse que eles também orientaram aos alojados, sobre a importância de estar no abrigo temporário como medida de prevenção contra o Covid-19, alertando sobre a pandemia.

“Neste acompanhamento também realizamos a vacinação daqueles que aceitaram. Foram vacinados 25 dos 37 alojados, contra hepatite B, sarampo, gripe e também com a antitetânica”, contou Amanda.

O programa Consultório na Rua também está atendendo e acompanhando os cidadãos em situação de rua que não quiseram ir para o alojamento. E num trabalho conjunto com a Secretaria de Assistência Social, também está providenciando a reintegração ao lar daqueles que manifestaram que querem retornar para a casa e a família que deixaram em algum momento.