BAIRRO DO CANAL RECEBE GRANDE OBRA DE REURBANIZAÇÃO EM NOVE RUAS

Região será também revitalizada com quiosques e pista de caminhada

Os moradores da Rua Professor José Leandro, no Canal, no 1º Distrito de Magé, vão ganhar um bairro totalmente revitalizado até o início do ano que vem, com área de convivência social através da instalação de mesas, quiosques, pista de caminhada, em um quilômetro de extensão da via. Outras oito vias no entorno, que compõem o popular Beco do Branquinho, também estão passando por obras de drenagem e calçamento. Em março, o rio que corta o bairro também começou a ser desassoreado, numa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado através do Instituto Estadual do Ambiente.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Pereira, o serviço é executado totalmente com mão de obra da Prefeitura, gerando uma economia de cerca de 70% para os cofres públicos.

“Estamos com uma frente de obra com cerca de 30 funcionários diariamente. Mas além da equipe na linha de frente, temos os engenheiros, arquitetos e também topógrafos da Secretaria de Infraestrutura envolvidos no projeto. Assim sendo, por execução direta, teremos um valor de custo da obra cerca de 70% menor se tivesse sido terceirizada, ou seja, a obra que custaria cerca de R$ 10 milhões, vai custar R$ 3 milhões no máximo, e entregando um serviço de qualidade para a população”, explicou o secretário.

Marcos Pereira informou ainda os detalhes do projeto e salientou a importância da obra para a comunidade local.

“A região tem um histórico de abandono mas com esta reurbanização, com um projeto moderno de arquitetura, vamos entregar um bairro no qual a população se sentirá orgulhosa de viver e continuar pagando seus impostos. Instalaremos áreas de convivência com mobiliário urbano. Os quiosques já existentes serão revitalizados e outros construídos, além de uma pista de caminhada para que os moradores tenham um ambiente humanizado”, contou o secretário esclarecendo também que a primeira etapa da obra na Rua Professor José Leandro será entregue em 60 dias com 100 metros de reurbanização e em mais 10 meses a conclusão dos mil metros da via.

Os moradores já comemoram as melhorias de uma das principais obras do governo Renato Cozzolino, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Agora teremos uma rua de verdade. A obra vai valorizar muito a área que vivemos”, disse o marceneiro Elpídio dos Santos, 69 anos, morador do Beco do Branquinho desde que nasceu.

A cuidadora de idosos e moradora da Rua Professor José Leandro, Vanessa Miranda, de 37 anos, também relatou a esperança de ter mais qualidade de vida para si e sua família.

“Moro no bairro há 15 anos e nunca tinha visto uma obra desta grandiosidade aqui. O bairro estava abandonado e estamos recuperando a nossa dignidade. Não vamos mais pisar na lama. Estou surpresa com tudo que o prefeito (Renato Cozzolino) tem feito em tão pouco tempo no nosso bairro e nos demais da cidade. Agradeço tudo que ele está fazendo”, disse emocionada.

Fotos: Gilson Jr