CAMPANHA 10 MINUTOS SALVAM VIDAS INICIA RETOMADA DE ATIVIDADES

Durante a pandemia da Covid-19, o combate ao Aedes não pode parar

As equipes da campanha ’10 Minutos Salvam Vidas’ de Magé vestiram os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e iniciaram as ações de mobilização na última segunda (4), nos quarteirões positivos, onde há registro de casos das doenças relacionadas ao Aedes aegypti, como medida de combate ao mosquito.

Magé segue com índice de 0,7% para infestação por Aedes aegypti e 0,8% para Aedes albopictus, de acordo com o último LIRAa, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação realizado em fevereiro deste ano. O que significa que o município está abaixo do mínimo que é considerado nível de risco para essas doenças.

Na ação, as equipes também atuam em um raio de 150 metros ao redor desse quarteirão, para fortalecer os cuidados com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A visita domiciliar dos Agentes de Endemias, segue as normas definidas pela Nota Técnica nº 08/2020 do Ministério da Saúde, que recomenda o acesso somente no peridomicílio (região da frente, lados e fundo do quintal ou terreno). As visitas começaram pelo primeiro distrito, no bairro da Barbuda, também foram retomadas no sexto distrito: Pau Grande, Ilha, Piabeta Centro, Corumbá, São Sebastião, Maurimárcia,  Novo Horizonte, Parque Maitá e Parque Santana devido a sinalização epidemiológica e por ter o maior número populacional do município.

“Como o Ministério da Saúde prevê na última nota técnica, estamos retomando o combate ao mosquito Aedes aegypti. Mesmo em tempos de medo e angústia diante dessa pandemia não podemos descuidar dos focos em nossas casas. Por segurança nossa e dos cidadãos visitados, estamos fazendo os procedimentos nas áreas externas sem ter acesso ao interior das casas. Só entramos nos quintais com autorização de pessoas maiores de 18 anos, e em caso de maiores de 60 anos, a abordagem é feita nos portões com pelo menos 2 metros de distância. E gradativamente essas ações também serão realizadas nos demais distritos”, explicou Marcos Vanini, coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de Magé.

Além das ações de visitação, as equipes também estão atuando na distribuição de panfletos e mensagens educativas de prevenção ao coronavírus nos comércios da cidade que ainda estão funcionando.

Texto: Philipe Campos